IA na produção mediática
entre automação criativa, personalização algorítmica e justiça informacional
Resumen
A inteligência artificial (IA) reconfigura profundamente os processos de criação, distribuição e consumo de conteúdos no ecossistema midiático. Este artigo investiga como a IA impacta a produção jornalística, publicitária e audiovisual por meio da automação de tarefas criativas e operacionais, da personalização de conteúdos e da concentração algorítmica de poder. A análise parte de uma abordagem multidisciplinar e crítica, com foco nas ferramentas utilizadas (ChatGPT, DALL·E, deepfakes, sistemas de recomendação) e nas transformações da autoria, da diversidade simbólica e das práticas de mediação cultural. Também são discutidos os dilemas éticos, jurídicos e políticos que envolvem a opacidade dos algoritmos, a circulação de desinformação e a precarização do trabalho no setor. Ao final, o texto propõe caminhos para uma governança ética e democrática da IA na mídia, baseada em transparência, pluralidade e direitos digitais.
Referências
ALAMU, O. F.: AWORINDE, O. H.: ISHARUFE, W. Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. São Paulo: Literarua, 2020.
AL-KFAIRY, M. et al. Ethical challenges and solutions of generative AI: An interdisciplinary perspective. Informatics. Multidisciplinary Digital Publishing Institute, p. 1-29, 2024. https://doi.org/10.3390/informatics11030058. Acesso em: 13 jun. 2025.
ALVES, L. Inteligência Artificial e Comunicação. São Paulo: Blucher, 2020.
ALZAMORA, G.; SALGADO, T.; MIRANDA, E. Estranhar os algoritmos - Stranger Things e os públicos de Netflix. Revista GEMInIS, v. 8, n. 1, p. 38-59, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/280. Acesso em: 8 jun. 2025.
BOYD, D. The structuring work of algorithms. Daedalus, v. 152, n. 1, p. 236-240, 2023.
CASTRO, A. IA: relator apresenta proposta alinhada com regulamentos da Europa e dos EUA. Senado Notícias, [s/p], 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/24/ia-relator-apresenta-proposta-alinhada-com-regulamentos-da-europa-e-dos-eua. Acesso 14 jun. 2025.
EXAME. Pesquisa revela que 56% dos brasileiros já percebem impacto da inteligência artificial na sociedade. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/pesquisa-revela-que-56-dos-brasileiros-ja-percebem-impacto-da-inteligencia-artificial-na-sociedade/. Acesso em: 11 jun. 2025.
INTER-PARLIAMENTARY UNION. Guidelines for AI in parliaments. [S. l.]: Inter-Parliamentary Union, 2024. Disponível em: https://www.ipu.org/resources/publications/reference/2024-12/guidelines-ai-in-parliaments. Acesso em: 17 jun. 2025.
MANOVICH, L. Defining AI arts: Three proposals. AI and dialog of cultures exhibition catalog. São Petersburgo; Hermitage Museum, 2019.
MCKINSEY & COMPANY. The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/quantumblack/our-insights/the-state-of-ai. Acesso em: 11 jun. 2025.
MEZGÁR, I.; VÁNCZA, J. From ethics to standards – A path via responsible AI to cyber-physical production systems. Annual Reviews in Control, v. 53, p. 391-404, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.arcontrol.2022.04.002. Acesso em: 13 jun. 2025.
NEWMAN, N.; CHERUBINI, F. Journalism, media, and technology trends and predictions 2025. [S. l.]: Reuters Institute, 2025. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2025-01/Trends_and_Predictions_2025.pdf. Acesso em: 12 jun. 2025.
O GLOBO. Mais de 70% dos brasileiros veem necessidade de normas para inteligência artificial, aponta pesquisa. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/noticia/2024/06/25/mais-de-70percent-dos-brasileiros-veem-necessidade-de-normas-para-inteligencia-artificial-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em: 11 jun. 2025.
OXFORD UNIVERSITY PRESS. How are researchers responding to AI? [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://corp.oup.com/news/how-are-researchers-responding-to-ai/. Acesso em: 13 jun. 2025.
PODER360. Brasil lidera uso de IA generativa entre grandes economias, diz estudo. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-tech/brasil-lidera-uso-de-ia-generativa-entre-grandes-economias-diz-estudo/. Acesso em: 11 jun. 2025.
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Revista Fronteiras, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01. Acesso em: 11 jun. 2025.
RANCIÈRE, J. O partilhamento do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSCA, C.; GORTOESCU, I.; TANASE, M. Artificial intelligence–powered video content generation tools. Romanian Journal of Petroleum & Gas Technology, v. V(LXXXVI), n. 1, p. 131-144, 2024. Disponível em: http://jpgt.upg-ploiesti.ro/wp-content/uploads/2024/06/10_RJPGT_AI_Powered_Video_rev.pdf. Acesso em: 17 jun. 2025.
SAMUEL-OKON, A. Smart media or biased media: The impacts and challenges of AI and big data on the media industry. Asian Journal of Research in Computer Science, v. 17, n. 7, p. 128-144, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.9734/ajrcos/2024/v17i7484. Acesso em 13 jun. 2025.
VAN DIJCK, J. Seeing the forest for the trees - Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, v. 23, n. 9, p. 2801-2819, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/146144482094029. Acesso em: 17 jun. 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.