IA na produção mediática

entre automação criativa, personalização algorítmica e justiça informacional

Autores/as

Resumen

A inteligência artificial (IA) reconfigura profundamente os processos de criação, distribuição e consumo de conteúdos no ecossistema midiático. Este artigo investiga como a IA impacta a produção jornalística, publicitária e audiovisual por meio da automação de tarefas criativas e operacionais, da personalização de conteúdos e da concentração algorítmica de poder. A análise parte de uma abordagem multidisciplinar e crítica, com foco nas ferramentas utilizadas (ChatGPT, DALL·E, deepfakes, sistemas de recomendação) e nas transformações da autoria, da diversidade simbólica e das práticas de mediação cultural. Também são discutidos os dilemas éticos, jurídicos e políticos que envolvem a opacidade dos algoritmos, a circulação de desinformação e a precarização do trabalho no setor. Ao final, o texto propõe caminhos para uma governança ética e democrática da IA na mídia, baseada em transparência, pluralidade e direitos digitais.

 

Referências

ALAMU, O. F.: AWORINDE, O. H.: ISHARUFE, W. Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. São Paulo: Literarua, 2020.

AL-KFAIRY, M. et al. Ethical challenges and solutions of generative AI: An interdisciplinary perspective. Informatics. Multidisciplinary Digital Publishing Institute, p. 1-29, 2024. https://doi.org/10.3390/informatics11030058. Acesso em: 13 jun. 2025.

ALVES, L. Inteligência Artificial e Comunicação. São Paulo: Blucher, 2020.

ALZAMORA, G.; SALGADO, T.; MIRANDA, E. Estranhar os algoritmos - Stranger Things e os públicos de Netflix. Revista GEMInIS, v. 8, n. 1, p. 38-59, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/280. Acesso em: 8 jun. 2025.

BOYD, D. The structuring work of algorithms. Daedalus, v. 152, n. 1, p. 236-240, 2023.

CASTRO, A. IA: relator apresenta proposta alinhada com regulamentos da Europa e dos EUA. Senado Notícias, [s/p], 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/24/ia-relator-apresenta-proposta-alinhada-com-regulamentos-da-europa-e-dos-eua. Acesso 14 jun. 2025.

EXAME. Pesquisa revela que 56% dos brasileiros já percebem impacto da inteligência artificial na sociedade. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/pesquisa-revela-que-56-dos-brasileiros-ja-percebem-impacto-da-inteligencia-artificial-na-sociedade/.  Acesso em: 11 jun. 2025.

INTER-PARLIAMENTARY UNION. Guidelines for AI in parliaments. [S. l.]: Inter-Parliamentary Union, 2024. Disponível em: https://www.ipu.org/resources/publications/reference/2024-12/guidelines-ai-in-parliaments.  Acesso em: 17 jun. 2025.

MANOVICH, L. Defining AI arts: Three proposals. AI and dialog of cultures exhibition catalog. São Petersburgo; Hermitage Museum, 2019.

MCKINSEY & COMPANY. The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/quantumblack/our-insights/the-state-of-ai. Acesso em: 11 jun. 2025.

MEZGÁR, I.; VÁNCZA, J. From ethics to standards – A path via responsible AI to cyber-physical production systems. Annual Reviews in Control, v. 53, p. 391-404, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.arcontrol.2022.04.002. Acesso em: 13 jun. 2025.

NEWMAN, N.; CHERUBINI, F. Journalism, media, and technology trends and predictions 2025. [S. l.]: Reuters Institute, 2025. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2025-01/Trends_and_Predictions_2025.pdf. Acesso em: 12 jun. 2025.

O GLOBO. Mais de 70% dos brasileiros veem necessidade de normas para inteligência artificial, aponta pesquisa. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/noticia/2024/06/25/mais-de-70percent-dos-brasileiros-veem-necessidade-de-normas-para-inteligencia-artificial-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em: 11 jun. 2025.

OXFORD UNIVERSITY PRESS. How are researchers responding to AI? [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://corp.oup.com/news/how-are-researchers-responding-to-ai/. Acesso em: 13 jun. 2025.

PODER360. Brasil lidera uso de IA generativa entre grandes economias, diz estudo. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-tech/brasil-lidera-uso-de-ia-generativa-entre-grandes-economias-diz-estudo/. Acesso em: 11 jun. 2025.

POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Plataformização. Revista Fronteiras, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01. Acesso em: 11 jun. 2025.

RANCIÈRE, J. O partilhamento do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSCA, C.; GORTOESCU, I.; TANASE, M. Artificial intelligence–powered video content generation tools. Romanian Journal of Petroleum & Gas Technology, v. V(LXXXVI), n. 1, p. 131-144, 2024. Disponível em: http://jpgt.upg-ploiesti.ro/wp-content/uploads/2024/06/10_RJPGT_AI_Powered_Video_rev.pdf. Acesso em: 17 jun. 2025.

SAMUEL-OKON, A. Smart media or biased media: The impacts and challenges of AI and big data on the media industry. Asian Journal of Research in Computer Science, v. 17, n. 7, p. 128-144, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.9734/ajrcos/2024/v17i7484. Acesso em 13 jun. 2025.

VAN DIJCK, J. Seeing the forest for the trees - Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, v. 23, n. 9, p. 2801-2819, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/146144482094029. Acesso em: 17 jun. 2025.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sushila Vieira Claro, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4165-6132. E-mail: sushila.claro@usp.br

Vinícius Vinícius Alves Sarralheiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9268-3173. E-mail: vinicius.sarralheiro@gmail.com

Robson de Andrade Gonçalves, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Cultura, Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3713-139X. E-mail: robson.ashtoffen@gmail.com

Acácio Vinicius Bianchi, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Graduando em Relações Públicas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo na Escola de Comunicação em Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4671-5746. E-mail: acaciovb@usp.br

Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Claro, S. V. ., Sarralheiro, V. V. A. ., Gonçalves, R. de A., & Bianchi, A. V. . (2025). IA na produção mediática: entre automação criativa, personalização algorítmica e justiça informacional. Revista Eletrônica Mutações, 17(29), 79–89. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18093