Políticas educacionais para inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Regular
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender a política pública de inclusão social de pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais no ensino regular. Com o objetivo de contribuir para o debate, este trabalho apresenta reflexões sobre políticas públicas inclusivas, com base em discussões teóricas e conceituais. O foco recai sobre questões relacionadas à educação inclusiva e à socioeducação, abordando temas que suscitam questionamentos e reflexões sobre os desafios e as práticas inclusivas nesses contextos. Quanto à metodologia utilizada, realizamos uma revisão bibliográfica sistemática de bases de dados eletrônicas e documentos normativos, livros e artigos considerando prioritariamente o período 2010 a 2022, em função de uma política pública que assume a inclusão escolar como diretriz para a ação nos diferentes espaços escolares. Os resultados obtidos levam-nos a refletir sobre a necessidade de que a política pública funcione como uma ferramenta de inclusão social, é preciso que sejam efetivamente implementados mecanismos que aumentem sua efetividade, eficácia e eficiência, tais como: formação de capital social; avaliação efetiva da política pública e posterior aproveitamento dos resultados; Grupos (grupos de lobby) exercem o controle; conformidade para controlar as disfunções da globalização.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Ensino Regular; Deficiência; Inclusão
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