Políticas educacionais para inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Regular

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Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a política pública de inclusão social de pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais no ensino regular. Com o objetivo de contribuir para o debate, este trabalho apresenta reflexões sobre políticas públicas inclusivas, com base em discussões teóricas e conceituais. O foco recai sobre questões relacionadas à educação inclusiva e à socioeducação, abordando temas que suscitam questionamentos e reflexões sobre os desafios e as práticas inclusivas nesses contextos. Quanto à metodologia utilizada, realizamos uma revisão bibliográfica sistemática de bases de dados eletrônicas e documentos normativos, livros e artigos considerando prioritariamente o período 2010 a 2022, em função de uma política pública que assume a inclusão escolar como diretriz para a ação nos diferentes espaços escolares. Os resultados obtidos levam-nos a refletir sobre a necessidade de que a política pública funcione como uma ferramenta de inclusão social, é preciso que sejam efetivamente implementados mecanismos que aumentem sua efetividade, eficácia e eficiência, tais como: formação de capital social; avaliação efetiva da política pública e posterior aproveitamento dos resultados; Grupos (grupos de lobby) exercem o controle; conformidade para controlar as disfunções da globalização.

 

Palavras-chave: Políticas Públicas; Ensino Regular; Deficiência; Inclusão

 

Referências

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Biografia do Autor

Eliane Alves e Silva Nascimento, Universidade Del Sol/Paraguai - UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação (Universidade Del Sol Paraguai - 2024-2025). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol Paraguai (2023); Pós-graduada em supervisão Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) 1996, Pós-graduada em Formação sócio Econômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) 1997; graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (1993). Atualmente é Professora de Educação Física e Coordenadora do Núcleo de Integração Curricular no CEPI de Aplicação de Iporá. E-mail: elianeasn68@gmail.com

Queila Mônica da Silva, Universidade Del Sol/Paraguai - UNADES

Pós - graduada em psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2005);
Graduada em Pedagogia pela Fundação Antares Ensino Superior de Pesquisa e Extensão (2010); Graduada em Letras - Português/ Inglês e Literaturas Correspondentes(2004). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, atuando na coordenação pedagógica do Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha em Iporá Goiás. E-mail: queilamonicasilva@gmail.com

Maria Coelho Rodrigues, Universidade Del Sol/Paraguai - UNADES

Pós- graduada em Psicopedagogia Institucional pela a Universidade Castelo Branco UCB(2006) graduada em Pedagogia pela a Universidade Estadual de Goiás UEG (2004). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Goiás. Atualmente trabalho no Colégio Elias de Araújo Rocha e estou como Profissional de Apoio. E-mail: mariacoelhoaamm@hotmail.com

Publicado

2024-10-21

Como Citar

Nascimento, E. A. e S. ., Silva, Q. M. da, & Coelho Rodrigues, M. . (2024). Políticas educacionais para inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Regular. Revista Eletrônica Mutações, 17(28), 32–44. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13444