Os/as musicistas alagoanos/as e o discurso do apelo

entre a legalidade e as manifestações discursivas

Autores

  • Rodrigo Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sylvio Ramires Universidade Federal de Roraima - UFRR

Resumo

Com o agravamento da pandemia de COVID-19 e o consequente recrudescimento das medidas de distanciamento social, tornou-se objeto de discussão a necessidade de se adotar protocolos de funcionamento para bares e restaurantes em Alagoas, visto que as fragilidades dos/as trabalhadores/as que atuam nesses locais foram ressaltadas. No presente trabalho, buscou-se apreender os sentidos produzidos pelo discurso dos/as musicistas alagoanos, a partir das manifestações ocorridas em dezembro de 2020, na capital de Alagoas, Maceió, cujos enunciados então formulados configuraram uma reação àquilo que, de acordo com os/as trabalhadores/as da cadeia produtiva musical, representou uma contradição. Trata-se dos termos identificados no discurso jurídico materializado no artigo 9º do Decreto Governamental n. 72.438, que dispôs sobre as regras de flexibilização para o funcionamento de bares e restaurantes no Estado durante o período pandêmico. Este decreto autorizou o funcionamento de tais estabelecimentos, mas proibiu a presença de apresentações de música ao vivo. Assim, os/as trabalhadores/as que se utilizam da música como ferramenta de laboração para obterem renda se viram excluídos/as desses ambientes. Nosso gesto de análise se dá com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa. Nela encontramos a fundamentação necessária para capturar os sentidos dos discursos produzidos pelos/as trabalhadores da categoria musical alagoana que foram às ruas, às mídias sociais e aos meios de comunicação se manifestar em dezembro de 2020. O resultado a que essa pesquisa chegou/apontou para o fortalecimento coletivo dos/as musicistas enquanto classe de trabalhadores a partir de uma luta unificada.

Palavras-chave: Discurso; Decreto; Manifestações; Trabalho; Musicistas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Discente do curso de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLL - UFAL sob orientação da prof.a. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral. E-mail: rodrigosantosguitarra@gmail.com / https://orcid.org/0000-0003-3115-1138 

Sylvio Ramires, Universidade Federal de Roraima - UFRR

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo realizado seu Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com estágio doutoral na L´école des Hautes Études en Science Sociales (L´EHESS). Atualmente, é Professor Adjunto da UFRR, onde coordena o Grupo de Estudos em Cultura e Sociabilidades na Amazônia - Épikos. E-mail: sylvioramires@hotmail.com / https://orcid.org/0009-0000-4158-9569 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Santos, R., & Ramires, S. (2023). Os/as musicistas alagoanos/as e o discurso do apelo: entre a legalidade e as manifestações discursivas. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 124–138. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12937