Animes e Mangás na Escola
Atuações Críticas da Psicologia escolar
Resumo
O presente estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre o uso das mídias japonesas, animes e mangás, como materialidade mediadora no trabalho do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual situada na cidade de Campinas como uma proposta de pesquisa-intervenção. Os resultados evidenciaram a potência dessas mídias para acessar as emoções e estimular a imaginação dos adolescentes, além de favorecerem o enfrentamento do preconceito presente no contexto escolar. Observou-se uma identificação e elaboração de sentimentos e emoções desencadeando um processo de reflexão, tomada de decisão e mudança no modo de pensar dos estudantes. O psicólogo escolar, buscando suscitar a reflexão em um contexto escolar acessível e receptivo, pode se utilizar dessas mídias para compreender os interesses, frustrações e medos dos adolescentes.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicologia Histórico-cultural; Anime; Mangá.
Referências
AGUIAR, W. M. J. DE; MACHADO, V. C. Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 2, p. 261–270, jun. 2016.
AGUIAR, W. M. J. DE; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, p. 299–322, abr. 2013.
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222–245, jun. 2006.
CARVALHO, R. M. DE A. F.; SOUZA, V. L. T. DE. “Anime-se!”: O uso dos animes como promotor da manifestação das emoções no contexto escolar. 6o Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Anais...Campinas: ScienceOpen, 12 nov. 2022a. Disponível em: <http://doi.org/10.14293/S2199-1006.1.SOR-.PPB1UH2.v1>. Acesso em: 17 nov. 2022
CARVALHO, R. M. DE A. F.; SOUZA, V. L. T. DE. “Uma explosão de Sentimentos”: Criação de Mangás e Desenhos como forma de Expresso das Emoções. 6o Congresso Brasileiro Psicologia. Anais...São Paulo: ScienceOpen, 12 nov. 2022b. Disponível em: <https://doi.org/10.14293/S2199-1006.1.SOR-.PPX30ET.v1>. Acesso em: 17 nov. 2022
DUGNANI, L. A. C.; MEDEIROS, F. P. DE; ANDRADA, P. C. A necessária inserção da(o) psicóloga(o) na escola: para que e para quem? Em: SOUZA, V. L. T. DE et al. (Eds.). Imaginar, realizar e transformar: a psicologia da arte mobilizando potência de ação na escola. [s.l.] Edições Loyola, 2022.
GOTOUGE, K. Kimetsu no Yaiba. [s.l.] Shonen Jump, 2016.
GUZZO, R. S. L.; RIBEIRO, F. DE M. Psicologia na Escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens. Estud. pesqui. psicol., v. 19, n. 1, p. 289–312, 2019.
KISHIMOTO, M. Naruto. [s.l.] Shonen Jump, 1999.
LUYTEN, S. M. B. O tripé japonês. Bravo (86), p. 51–53, 2004.
NASCIMENTO, A. P. B. DO. I my me! strawberry eggs: uma discussão de gênero a partir de uma série de animação japonesa. Paraíba: Universidade Estadual da Paraíba, 24 mar. 2017.
POTT, E. T. B.; NEVES, M. A. P.; SOUZA, V. L. T. DE. Contribuições da Imaginação ao Processo de Desenvolvimento e a Educação: Uma Análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, 2022.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. [s.l.] Rocco, 2000.
SOUZA, V. L. T. DE. Contribuições da Psicologia ao desenvolvimento de adolescentes: a arte promovendo potência de ação. Em: SOUZA, V. L. T. DE et al. (Eds.). Imaginar, realizar e transformar: a psicologia da arte mobilizando potência de ação na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2022. p. 13–27.
SOUZA, V. L. T. DE; DUGNANI, L. A. C.; REIS, E. DE C. G. DOS. Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, n. 4, p. 375–388, dez. 2018.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e Criatividade na Infância. [s.l.] Martins Fontes, 2014.