Estratégia, indústria cultural e boybands em perspectiva comparada

um estudo sobre BTS e One Direction

Autores

  • Rosália Barbosa Magalhães Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • Gustavo Souza Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

A proposta do trabalho foi comparar estratégias promocionais e imagéticas de ambas as boybands, a fim de mapear convergências e divergências. Para tanto, examina-se suas trajetórias e coloca-se em perspectiva os formatos, técnicas e estratégias da indústria cultural ocidental e oriental, atravessando ainda contingências da cultura pop diante do fenômeno da cultura de bandas e fãs. Dois fenômenos que inspiram e influenciam, não só indivíduos, mas a cultura e a estrutura da sociedade mundial como um todo. Outrossim, torna-se relevante analisar não só como foi o surgimento das boybands no mundo do marketing, como também as estruturas desse processo de construção de imagem dos objetos que representam o ocidente e o oriente em um mundo transcultural globalizado. Desenvolveu-se um estudo de caso de duas das boybands mais populares dos últimos tempos, investigando sítios eletrônicos especializados para capitular sua trajetória e colocar sob perspectiva comparativa a constituição de cultura de fãs como uma comunidade de consumo, entendendo as tratativas contemporâneas da indústria cultura e do marketing como estratégias de criação de nichos mobilizados de cultura e consumo massificado e passional, diante do espectro do ídolo e do pertencimento afetivo em causas e mensagens. Dessa forma, o estudo articula o produto mercadológico e midiático das populares boybands como aglutinadores de audiência e recepção para além da fruição artística e musical, mas calcada em sentimento de pertencimento e identidade afetiva, frequentemente marcadas pelas diretrizes estratégicas de personificar nos artistas e suas marcas um fenômeno efusivo de transpor no residual da indústria cultural um componente basilar da própria existência ajuizada pela ordem do consumo.

Palavras-chave: Indústria cultural. Música. Cultura de fãs. Boyband. Cultura pop.

Referências

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002

ALMEIDA, B. H. F.;  SANTOS, G. S. Comunidade de fãs como comunidades de consumo: dinâmicas de promoção da imagem da cantora Ariana Grande e seu fandom na era Thank U, Next (2018). Mediação, Belo Horizonte, v. 22, n. 30, 2020.

AMARAL, A. Manifestações da performatização do gosto nos sites de redes sociais: uma proposta pelo olhar da cultura pop. Revista Ecopós, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 1-12, 2014.

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002

FRAADE-BLANAR, Z; GLAZER, A M. Superfandom. Como nossas obsessões estão mudando o que compramos e quem somos. São Paulo: Anfiteatro, 2018.

GRECO, C. O fandom como objeto e os objetos do fandom. Matrizes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 147-163, jan./jun. 2015.

MASCARENHAS, A.; TAVARES, O. A inteligência coletiva dos fandom na rede. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12, Campina Grande, 2010. Anais. Campina Grande: Intercom, 2010.

THOMPSON, D. Hit makers: como nascem as tendências. São Paulo: HarperCollins, 2018.

VLADI, N. O negócio da música – como os gêneros musicais articulam estratégias de comunicação para o consumo cultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33, Caxias do Sul, 2010. Anais. Caxias do Sul: Intercom, 2010.

 

Sites Consultados

‌ARANHA, F. BTS na ONU: 3 vezes que o grupo foi à Assembleia Geral. Tracklist. c2022. Disponível em: https://tracklist.com.br/bts-onu/117827. Acesso em: 14 nov. 2022.

‌CHO, C. K-pop still feels impact of Seo Taiji. CNN, c2022. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2010/WORLD/asiapcf/12/31/korea.entertainment/index.html?iref=NS1>. Acesso em: 14 nov. 2022.

CNN BRASIL. BTS e fãs doam mais de US$ 2 milhões para o movimento Black Lives Matter. c2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/bts-e-fas-doam-mais-de-us-2-milhoes-para-o-movimento-black-lives-matters. Acesso em: 9 nov. 2022.

DISCOGS. BTS. c2022. Disponível em: <https://www.discogs.com/artist/5034422-BTS-4. Acesso em: 14 nov. 2022.

DISCOGS. One Direction. c2022. Disponível em: <https://www.discogs.com/artist/2432320-One-Direction. Acesso em: 14 nov. 2022.

EM PAUTA. Hallyu: a dominação sul coreana no entretenimento mundial. Em Pauta. c2022. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/empauta/hallyu-a-dominacao-sul-coreana-no-entretenimento-mundial/>. Acesso em: 14 nov. 2022.

FOLHA DE S.PAULO. Ignorado por rádios, pop coreano bate recorde nos EUA e vira febre no Brasil. Folha de S.Paulo. c2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/10/1930028-ignorado-por-radios-pop-coreano-bate-recorde-nos-eua-e-vira-febre-no-brasil.shtml>. Acesso em: 14 nov. 2022.

HATTON, C. IFPI Global Music Report 2019. 2019. Disponível em: https://www.ifpi.org/ifpi-global-music-report-2019/. Acesso em: 14 nov. 2022.

‌JORNALISMO... Boybands: A fórmula do sucesso. c2022. Wordpress.com. Disponível em: https://jornalismoespecializadounesp.wordpress.com/2020/11/08/boybands-a-formula-do-sucesso/#:~:text=Os%20Beatles.,%2C%20curiosamente%2C%20por%20motivos%20diferentes. Acesso em: 14 nov. 2022.

KIM, J. How BTS Are Breaking K-Pop’s Biggest Taboos. Rolling Stone. c2022. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/how-bts-are-breaking-k-pops-biggest-taboos-628141/. Acesso em: 14 nov. 2022.

MCCORMICK, N. One Direction, Four, review: 'songwriting by numbers, but the numbers add up'. The Telegraph, 2014. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/culture/music/cdreviews/11216305/One-Direction-Four-review-songwriting-by-numbers-but-the-numbers-add-up.html. Acesso em: 11 mar. 2023.

OFFICIAL CHARTS. Harry Styles boasts fastest-selling album of the year to date with Harry’s House. c2022. Disponível em: https://www.officialcharts.com/chart-news/harry-styles-boasts-fastest-selling-album-of-the-year-to-date-with-harry-s-house__36460. Acesso em: 14 nov. 2022.

OGASAWARA, T. O que é kpop: principais grupos, indústria e expressões - Hallyu Brasil. Hallyu Brasil. c2022. Disponível em: https://hallyubrasil.com/blog/kpop/o-que-e-kpop/amp/. Acesso em: 14 nov. 2022.

ONU News. BTS. c2022. Disponível em: <https://news.un.org/pt/tags/bts>. c2022. Acesso em: 14 nov. 2022.

ROLLING STONE. Os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone. Rollingstone. c2022. Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/noticia/os-500-melhores-discos-de-todos-os-tempos-da-rolling-stone. Acesso em: 14 nov. 2022.

TV CULTURA. As principais boy bands de todos os tempos. c2022. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2021/09/09/1771_as-principais-boy-bands-de-todos-os-tempos.html. Acesso em: 14 nov. 2022.

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Barbosa Magalhães, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Especialista em Gestão da Comunicação. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNIFIPMoc). Pesquisadora do POP - Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura. E-mail: gustavo.ccpv@gmail.com, https://orcid.org/0009-0005-7328-2293

Gustavo Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes) com pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes). Professor das Faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador associado do Citadino (Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes) e do POP - Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura. E-mail: gustavo.ccpv@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9712-2690  

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Barbosa Magalhães, R., & Souza Santos, G. . (2023). Estratégia, indústria cultural e boybands em perspectiva comparada: um estudo sobre BTS e One Direction. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 56–77. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11427

Edição

Seção

ARTIGOS/MANUSCRITOS - TEMA LIVRE