CIÊNCIA EM DEBATE:

interfaces na produção do conhecimento

Autores

Resumo

Esta edição da Revista Eletrônica Mutações (Relem) caracteriza-se como uma intenção de transposição de barreiras. Em meio aos efeitos da pandemia que nos tomou de assalto desde 2020 (SARS-CoV-2 / Covid-19), pretende-se, nesta publicação, retroalimentar o escopo deste veículo de divulgação científica para estabelecer uma interface na produção do conhecimento.

Dentre as barreiras a serem transpostas, destacam-se aquelas de ordem subjetiva, posto que produzir conhecimento, envoltos por perdas em várias proporções, como aquelas irreparáveis, exigiu esforços descomunais de autores/as, revisores/as, editores/as e demais sujeitos que, coletivamente, colaboram para que o conhecimento alcance os espaços necessários ao enriquecimento humano.

Reconhecemos que as limitações são muitas e sua matriz encontra solo nas relações contraditórias próprias da órbita do capital. Muitos também são os esforços para que este veículo científico continue contribuindo com o fomento ao debate plural e interdisciplinar, e, deste modo, cumprir com sua função social de disseminar conhecimento com a diversidade de abordagens.

Necessitamos manter a publicação contínua com o mínimo de 15 manuscritos. Outra barreira a ser transposta. Essa meta requer que a avaliação por pares ganhe celeridade, o que vimos alcançando com o trabalho voluntário de um conjunto significativo de pesquisadores/as, cujo compromisso com a Relem prezamos. A adoção da modalidade “Fast track” inscreve-se entre as estratégias adotadas para tal.

Nesse sentido, iniciamos esta edição com o artigo “Efeitos de sentido do medo no trabalho em enfermagem face ao risco de morte por covid-19” de autoria de Ericson et al., (2021), tema emblemático destes tempos e dos desafios postos à produção do conhecimento na contemporaneidade. Assim, fica o convite para o apreço ao texto e a expectativa em relação aos demais trabalhos que estarão dispostos ao longo dos meses de outubro e novembro de 2022.

Boa leitura!

Biografia do Autor

Gladson Rosas Hauradou, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) 2022, com  bolsa pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Acordo de Cooperação Técnica e Científica CAPES/FAPEAL - Processo Nº 23038.023347/2016-74). E-mail: gladson@.ufam.edu.br

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-19 — Atualizado em 2022-09-19

Como Citar

Hauradou, G. R. (2022). CIÊNCIA EM DEBATE:: interfaces na produção do conhecimento. Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 1. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10935