Múltiplos Olhares Sobre a Amazônia

A Ciência Resiste

Autores

  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade Universidade Federal do Amazonas
  • Isaías dos Santos da Cunha Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O Brasil é um país que possui diversas manifestações de arte e cultura em toda a sua extensão territorial. Essas práticas contribuem para a riqueza e o empoderamento social e comunitário de povos tradicionais e originários, proporcionando ao país o reconhecimento de suas atividades, sejam estas simbólicas ou manifestas, importantes para a construção cultural e identitária brasileira. A Amazônia Brasileira é um universo à parte. Um universo que é morada de encantos e magias, origens de artistas, culturas, saberes e fazeres, onde se abrigam multidisciplinaridades culturais e simbólicas. São comunidades ribeirinhas, indígenas, de quilombolas e pescadores, pequenos produtores locais, entre demais, de saberes distintos e que agregam crenças, costumes, religiosidades e cosmologias históricas territorializados nas águas, florestas, várzeas e terras firmes. Nessa perspectiva, a atual edição da Revista Eletrônica Mutações traz em seu escopo diversos olhares sobre a Amazônia, e também de outros territórios nacionais. São textos que versam sobre diversidade da humanidade com a finalidade de manifestar resultados de pesquisas e análises relevantes para a atual conjuntura social, política, social, cultural, educacional etc.

Biografia do Autor

Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/ IFCH/ NEPAM. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA - UFAM. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2010), graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2011), especialista em Turismo e Desenvolvimento Local pela UEA e MBA em Gestão em Logística e Operações Globais pela Universidade Estácio de Sá. Foi professor de Gestão Pública na UEA. Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins.

Isaías dos Santos da Cunha, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Cesp (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz - FACIBRA (2016). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia - FATEC (2020). É Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Saint Alcuin Of York Anglican College/Chile. Possui formações complementares em Teoria Musical (2020); Curso de Violão Popular (2016); Relacionamento Interpessoal (2020); Recolocação Profissional (2020); Oratória e Apresentação (2020); e Etiqueta Empresarial (2020) - ambas pela Instituição de ensino Cursos Online SP do Brasil, associada à ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância -. Contém experiência na área de Literatura, com ênfase em Língua Portuguesa, além das áreas da Educação, Música, Teatro, Linguística e Produção Textual. De 2013 a 2015 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Ensino - PIBID. Em 2015 trabalhou como professor de Produção Textual/Língua Portuguesa na Escola Senador João Bosco. Em 2016, ministrou Música na Escola Municipal Lila Maia. Em 2017, trabalhou novamente como professor de Língua Portuguesa na Escola Senador João Bosco. É professor de cavaco, guitarra, charango, baixo, contrabaixo e violão. Atuante enquanto músico, poeta e compositor. Desenvolveu projetos voluntários em escolas de Parintins/AM, tais como: teatro, música, produção textual e incentivo à leitura, a fim de formar leitores críticos e reflexivos. É Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Nepam/CNPq), sob coordenação do Prof. DR. Renan Albuquerque Rodrigues. Pesquisa sobre Amazonidades, perspectivas educacionais, cenários da educação, música brasileira, música e ensino, gêneros musicais, língua portuguesa, estudos linguísticos e literários.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27 — Atualizado em 2022-05-27

Como Citar

Andrade, F. A. V., & Cunha, I. dos S. da. (2022). Múltiplos Olhares Sobre a Amazônia: A Ciência Resiste. Revista Eletrônica Mutações, 14(22), 1–2. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10646