Escola bilíngue X escola comum
a construção da identidade do aluno surdo em diferentes espaços escolares
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo comparativo com alunos surdos inseridos no ensino regular e em escolas bilíngues verificando como se dá a construção da identidade desses sujeitos em diferentes espaços escolares. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma abordagem sócio antropológica e na pesquisa de campo, sendo esta realizada em duas escolas da rede municipal de ensino; a primeira uma escola bilíngue que funciona nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a segunda uma instituição de ensino regular na modalidade de Educação de Jovens e adultos. Durante a coleta de dados, contou-se com a presença do professor intérprete de Libras e foram entrevistados 04 alunos. Constata-se que o elemento caracterizador da identidade de qualquer indivíduo é a língua. É ela quem diz quem somos e de onde somos.
Palavras-chaves: Escola bilíngue/escola regular; Surdo; Identidade; Libras.
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