Arthur Engrácio: entre o ficcionista e o crítico, o discurso

Autores

  • Thays Freitas Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O estudo desenvolveu reflexões teóricas a respeito dos deslocamentos de posições-sujeitos nos textos de Arthur Engrácio, escritor amazonense vinculado ao Clube da Madrugada, até hoje considerado o mais importante movimento de renovação nas letras amazonenses. O objetivo precípuo da pesquisa foi realizar o cotejamento entre a escrita do ficcionista e a do crítico, ambas produzidas pelo mesmo autor – considerando que Arthur Engrácio foi pródigo tanto na produção ficcional (contística), quanto na crítica literária (ensaística). Exploro os pontos convergentes e divergentes entre textos dos dois modos discursivos. Foram fundamentais para o escopo teórico os seguintes conceitos: a concepção de sujeito, com base em Lacan; a construção da identidade, a partir de Stuart Hall; o conceito de posição-sujeito em Michel Pêcheux; a noção de poder nas relações de sujeito e o deslocamento de sujeito em Michel Foucault. Procuro interrogar como as condições de produção da obra de Arthur Engrácio produzem modos de significar conflitantes entre os diferentes discursos, diferentes posições subjetivas e que desencadeiam pluralidades identitárias e pluralidades de concepções da discursividade artística.

Palavras-chave: Análise de discurso, posição-sujeito, deslocamento, literatura, Arthur Engrácio.

Biografia do Autor

Thays Freitas Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2011).Especialista em Literaturas de língua portuguesa ela ESBAM (2013). Mestranda em Letras - Estudos Literários, na Universidade Federal do Amazonas. Foi professora concursada de Língua Portuguesa, da rede pública estadual de ensino (SEDUC/AM) por 3 anos. Professora no PARFOR - UFAM, onde ministrou disciplinas do curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Silva, T. F. (2015). Arthur Engrácio: entre o ficcionista e o crítico, o discurso. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 152–163. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/1002

Edição

Seção

DOSSIÊ ANÁLISE DO DISCURSO