CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Vandira Valendorff Rech
  • Polyana Rodrigues da Costa
  • Osvanda Silva de Moura Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Maria Valdete da Silva Bolsoni Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Rondônia)

Resumo

A psicopedagogia nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades. E com base no processo de construção do conhecimento nos estudos de Piaget e Vygotsky e nas dificuldades de aprendizagem nos ambientes escolares, surgiu o psicopedagogo para observar, analisar e se necessário contribuir com o sujeito que apresenta dificuldades para aprender. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições psicopedagogógicas e provocar reflexões teóricas acerca da atuação da Psicopedagogia em instituições escolares. A pesquisa é de cunho teórico e foi baseada nos estudos de Bossa (2007), Juver e Santos (2014), Nogueira e Leal (2011), Santos (2015), Soares e Sena (2012), Barbosa (2001), entre outros. No contexto da educação escolar, as intervenções psicopedagógicas auxiliam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, conferindo segurança aos sujeitos envolvidos e fomentando a integração entre docentes e gestores escolares. Conclui-se que a atuação psicopedagógica em instituições escolares contribui de forma significativa, assumindo papel abrangente.

Palavras-chave: Dificuldade. Intervenções. Aprendizagem. Psicopedagogo.

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Publicado

2020-07-30

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