DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE ASPECTOS E ESTRATÉGIAS DO ÂMBITO ESCOLAR

  • Vandira Valendorff Rech
  • Osvanda Silva de Moura Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Renato Abreu Lima
  • José Elias de Almeida

Resumo

As dificuldades de aprendizagem podem ser evidenciadas no momento de inserção da criança no ensino formal e constantemente são acompanhadas de déficits em habilidades sociais e problemas emocionais/comportamentais. Diante disso, este trabalho buscou constatar as diversas dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano da escola “A”. A coleta de dados foi feita pelo setor de orientação escolar da E.E.E.F “A”, no município de Cerejeiras/RO. A escolha do público ocorreu durante a realização do estágio supervisionado onde se observou a existência de diversos alunos com evidentes dificuldades de aprendizagem.  Para a tabulação, os dados foram organizados em planilhas do Excel e assim produzidos gráficos, para uma melhor visualização e compreensão dos mesmos. Os dados obtidos na pesquisa evidenciaram um total de 24 alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticados, dentre os 610 alunos que frequentam a escola do 6º ao 9º ano. O presente trabalho mostrou que há muito ainda a ser feito para que se possa caracterizar um sistema educacional como apto a atender todos os seus alunos, de acordo com as especificidades de cada um, no entanto, considerando a existência deste diagnóstico, a mesma encaminha-se na direção da educação inclusiva. Além disso, os resultados deste trabalho serão disponibilizados à escola, para servir de objeto de análise crítica e posterior tomada de decisões da instituição.

Palavras-chave: Aluno; Ensino-Aprendizagem; Educação; Dificuldades.

Publicado
2020-07-30

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##