O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Carmen Malafaia Silva Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM
  • Radamés Gonçalves de Lemos
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

Devido o isolamento social como medida protetiva para evitar a propagação do novo Coronavírus (SARS-COV-2), recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a educação teve que ser repensada. Para continuar as aulas as Instituições de Ensino Superior optaram pelo Ensino Remoto, utilizando as tecnologias de Informação e comunicação (TICs) como ferramentas de ensino. Por isso, esta pesquisa objetivou investigar as práticas de ensino e aprendizagem dos alunos(as) nas disciplinas no ensino do curso de Ciências: Biologia e Química durante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, pesquisa descritiva e qualitativa. O público alvo desta pesquisa são os acadêmicos(as) do Instituto de Natureza e Cultura/INC, do curso de Ciências: Biologia e Química. Através dos dados obtidos por meio do questionário, analisaram-se três principais pontos: adaptação ao ensino remoto, mudanças decorrentes dessa modalidade de ensino no cotidiano dos discentes e qualidade no ensino e aprendizagem. Diante da experiência compartilhada pelos discentes, entendemos que as universidades não foram preparadas. Esta pesquisa permitiu conhecer a realidade dos estudantes de ensino superior de uma universidade pública localizada na região do Alto Solimões. Após a análise, evidenciou-se que as práticas de ensino e aprendizagem devem ser aprimoradas, e sempre acompanhando o avanço das tecnologias digitais, bem como as platoformas digitais. Este estudo permite aos educadores em repensar na identidade que foi construída na graduação antes da pandemia e traçar novas possibilidades de metodologias que possam ser bem desenvolvidas para melhor ensino e aprendizagem, utilizando principalmente as TICs.

Biografia do Autor

Carmen Malafaia Silva, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM

Formada em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, pelo Instituto de Natureza e Cultura - INC/UFAM. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM.

Radamés Gonçalves de Lemos

Graduado em Bacharelado e Licenciatura - Química - Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Química -UFAM- área de concentração em Química Ambiental, Doutor em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas, Pólo Alto Solimões - Instituto Natureza e Cultura - Benjamin Constant - Coordenou o PIBID da área de Química. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Biologia/Química, materiais didáticos, práticas docentes em contexto ribeirinho, experimentação para ensino de ciências valorizando os saberes regionais, formação de professores em ensino de ciências, currículo e ensino de ciências. Práticas de pesquisa e ciência, didática e metodologias interétnico e decolonialidade, educação Inclusiva.

Renato Abreu Lima , UFAM

Prof. Doutor atuando na graduação e pós-graduação, UFAM.

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Publicado

2023-07-31

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