A REALIDADE EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA GRAVIDEZ PRECOCE EM ESCOLAS DE BENJAMIN CONSTANT-AM (BRASIL)
Resumo
Existem diversas problemáticas relacionadas ao ensino na adolescência, a gravidez precoce é uma delas. Observou-se a recorrência de adolescentes grávidas em escolas do município, respaldando o desenvolvimento deste estudo. Que tem como objetivo compreender qual a realidade educacional em relação à temática da gravidez na adolescência. A presente pesquisa foi desenvolvida em caráter exploratório por meio de pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva em três escolas do município de Benjamin Constant. Para coleta de dados foram aplicados dois questionários semiestruturados, sendo um questionário direcionado para os discentes (n=201) e o outro apenas às adolescentes gestantes (n=6). O perfil das adolescentes mostrou características bastante condizentes com a realidade já estudada sobre o tema. A realidade educacional a respeito do tema também exige adequações para ajustar-se ao contexto de vida dos adolescentes. O anseio dos jovens por novas metodologias revelou a premente necessidade da parceria entre as diversas esferas da educação e do governo no intuito de contribuir adequadamente para a temática. A troca de ideias e a parceria entre pais, filhos e escola, representa o primeiro passo para a aproximação dos jovens com o tema, sem deixar de ressaltar o fator que corresponde ao sentimento dos jovens.
Palavras-chave: Educação Sexual, Gravidez na adolescência, Prevenção e Saúde