A REALIDADE EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA GRAVIDEZ PRECOCE EM ESCOLAS DE BENJAMIN CONSTANT-AM (BRASIL)

Autores

  • Marcos Teixeira Ataide Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Agno Nonato Serrão Acioli Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Tales Vinícius Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Existem diversas problemáticas relacionadas ao ensino na adolescência, a gravidez precoce é uma delas. Observou-se a recorrência de adolescentes grávidas em escolas do município, respaldando o desenvolvimento deste estudo. Que tem como objetivo compreender qual a realidade educacional em relação à temática da gravidez na adolescência. A presente pesquisa foi desenvolvida em caráter exploratório por meio de pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva em três escolas do município de Benjamin Constant. Para coleta de dados foram aplicados dois questionários semiestruturados, sendo um questionário direcionado para os discentes (n=201) e o outro apenas às adolescentes gestantes (n=6). O perfil das adolescentes mostrou características bastante condizentes com a realidade já estudada sobre o tema. A realidade educacional a respeito do tema também exige adequações para ajustar-se ao contexto de vida dos adolescentes. O anseio dos jovens por novas metodologias revelou a premente necessidade da parceria entre as diversas esferas da educação e do governo no intuito de contribuir adequadamente para a temática. A troca de ideias e a parceria entre pais, filhos e escola, representa o primeiro passo para a aproximação dos jovens com o tema, sem deixar de ressaltar o fator que corresponde ao sentimento dos jovens.

Palavras-chave: Educação Sexual, Gravidez na adolescência, Prevenção e Saúde

Biografia do Autor

Marcos Teixeira Ataide, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Fametro (2020), graduação em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (2016) e Pós-graduando em Urgência e Emergência (2021) – Instituto Líder. Atualmente é Técnico de enfermagem - Hospital Dephina Rinald Aziz. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente no setor de enfermaria, centro cirúrgico, urgência e emergência e UTI neonatal e adulto.

Agno Nonato Serrão Acioli, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração em Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2007 e 2001, respectivamente. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas, 1998. Atualmente é professor do Curso de Agronomia na Faculdade de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) em Manaus, Amazonas.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas, Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na graduação e pós-graduação.

Tales Vinícius Marinho de Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciatura no curso de Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Mestre em Ciências e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Instituto de Natureza e Cultura-INC.

Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Efetiva da Universidade Federal do Amazonas UFAM, Doutora em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará – UFPA

Downloads

Publicado

2021-07-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2