A QUÍMICA DA COLETA DO LIXO PLÁSTICO: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A VIVÊNCIA NO PIBID

Autores

  • Rakcelainy Mendonça Beleza
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A contextualização no ensino de química vem sendo abordada por diversos educadores e pesquisadores, pois possibilita uma aprendizagem significativa, visando apresentar uma forma de ensinar os conceitos das ciências ligados ao cotidiano dos estudantes. Assim, é necessário ter-se espaços formais e informais para que os estudantes possam interagir e compreender o assunto. O presente projeto visou sensibilizar de forma demonstrativa o impacto que o plástico causa no meio ambiente para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Humaitá - AM. Dessa forma, abordou-se sobre a química do lixo, com isso, fez-se análises por meio da aplicação de questionários para observar se as pessoas sabem sobre o impacto que os plásticos causam. Após a coleta de dados os estudantes puderam compreender o que seus familiares, vizinhos e a própria comunidade entende sobre os lixos plásticos, obtendo alguns resultados satisfatórios como o entendimento de como o lixo é coletado, ocorrendo a interação entre os estudantes participantes, sucedendo assim, ao processo de ensino-aprendizagem tendo um rendimento significativo. Assim, trazendo para as aulas de química a contextualização é necessária para contribuir e aprimorar o conhecimento, desenvolvendo laços entre o ensino e pesquisa, além de se promover formas interativas e experiências contribuindo para uma melhor educação.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Lixo. Plástico. Reciclagem.

 

Biografia do Autor

Rakcelainy Mendonça Beleza

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>