A QUÍMICA DA COLETA DO LIXO PLÁSTICO: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A VIVÊNCIA NO PIBID
Abstract
A contextualização no ensino de química vem sendo abordada por diversos educadores e pesquisadores, pois possibilita uma aprendizagem significativa, visando apresentar uma forma de ensinar os conceitos das ciências ligados ao cotidiano dos estudantes. Assim, é necessário ter-se espaços formais e informais para que os estudantes possam interagir e compreender o assunto. O presente projeto visou sensibilizar de forma demonstrativa o impacto que o plástico causa no meio ambiente para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Humaitá - AM. Dessa forma, abordou-se sobre a química do lixo, com isso, fez-se análises por meio da aplicação de questionários para observar se as pessoas sabem sobre o impacto que os plásticos causam. Após a coleta de dados os estudantes puderam compreender o que seus familiares, vizinhos e a própria comunidade entende sobre os lixos plásticos, obtendo alguns resultados satisfatórios como o entendimento de como o lixo é coletado, ocorrendo a interação entre os estudantes participantes, sucedendo assim, ao processo de ensino-aprendizagem tendo um rendimento significativo. Assim, trazendo para as aulas de química a contextualização é necessária para contribuir e aprimorar o conhecimento, desenvolvendo laços entre o ensino e pesquisa, além de se promover formas interativas e experiências contribuindo para uma melhor educação.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Lixo. Plástico. Reciclagem.