SETEMBRO AMARELO: ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Autores

  • Bruna Corrêa Jordão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Felipe Almeida Batista Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jacilma de Siqueira Pinho Salvador SEDUC-Amazonas (Brasil)
  • Viviane Guedes de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jorge Almeida de Menezes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem por objetivo promover a iniciação à docência dos licenciandos no âmbito escolar, e com isso propôs-se que fosse trabalhado na escola atividades acerca dos meses alusivos, o mês referente a este trabalho é o setembro amarelo, a temática sobre a valorização a vida foi realizada na escola Estadual Oswaldo Cruz no município de Humaitá-AM. No período de 2018 e 2019 a cada ano foram realizadas diferentes atividades, mas com o mesmo objetivo de sensibilização das pessoas a respeito do suicídio, dedicado ao mês de setembro. Então foram desenvolvidas dinâmicas na escola, bem como rodas de conversa, filme, cartazes sobre o setembro amarelo, paródias feitas pelos próprios alunos, testemunhos, um varal com frases motivadoras e outro com relatos, documentários e distribuição de fitilhos e folders com informações importantes que tratam sobre o suicídio. Somos a geração de jovens mais fracas emocionalmente, portanto são necessárias atividades dessa natureza para informar e ajudar as pessoas que sofrem desse mal, pois é muito difícil pedir ajuda, já que muitos se encontram sem esperanças. Desse modo, é de extrema relevância levar em consideração que o suicídio é um fenômeno complexo que afronta todas as classes sociais, problemas como ansiedade e depressão vem surgindo de forma avassaladora, atingindo cada vez mais os jovens e se torna em muitos casos o crescente índice de suicídio não só no Brasil, mas no mundo todo.

Palavras chave: Educação. Sensibilização. Prevenção.

 

Biografia do Autor

Bruna Corrêa Jordão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Felipe Almeida Batista, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Jacilma de Siqueira Pinho Salvador, SEDUC-Amazonas (Brasil)

Docente da Rede Pública de Ensino, SEDUC Amazonas

Viviane Guedes de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Jorge Almeida de Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2