v. 5 n. 1 (2021): "MUNDOS DO TRABALHO: LUGARES, CONDIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS"

					Visualizar v. 5 n. 1 (2021): "MUNDOS DO TRABALHO: LUGARES, CONDIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS"

O século XX, nas primeiras décadas, se adensou de maneira decisiva no âmbito das questões sociais, mobilizando inclusive trabalhadores em busca de direitos e reconhecimento. Tais manifestações proporcionaram ao trabalhador maior visibilidade e legislações especificas que lhes davam garantia de sobrevivência. Diante de um processo de tantas modalidades de trabalho que surgiram a partir do homem livre, quem oferece sua mão-de-obra tenta se manter ativo em um mercado que sempre teve suas exigências.

Sendo assim, o dossiê “Mundos do Trabalho: lugares, condições e experiências de trabalhadores e trabalhadoras” tem como proposta reunir estudos  de pesquisadores que se debrucem sobre os diversos tipos de trabalhadores, assalariados e não assalariados, dessa maneira, fazer uma reflexão sobre os significados históricos e sociais das vivências e experiências dassas categorias que ao longo da história do trabalho tem sido experimentadas em diversas condições laborais, e que geralmente, sofrem com a precarização trabalhista ou vivem a deriva dos direitos sociais.

Nessa medida, cabe salientar a luta e o protagonismo desses atores que em períodos distintos como crises econômicas e/ou mudanças políticas são profundamente afetados, mesmo assim, essas mulheres e esses homens tomaram e tomam decisões que mudam os seus modos de vida, a partir das demandas que geralmente são baseadas através do cotidiano.

 

Organizadores:

Marineide da Silva 

Sérgio Carvalho 

Wanderlene de Freitas 

Publicado: 2021-10-30

Apresentação

Dossiê Temático

Resenhas