A IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA DE EXPLORAÇÃO DE BAUXITA ALCOA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO DE VIDA DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS EM JURUTI VELHO/PA.

Autores

  • Maiara Andrade Paes Universidade Do Estado do Amazonas
  • Mônica Xavier de Medeiros Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os impactos sentidos pelas comunidades tradicionais introduzidas pela mineração na Amazônia especificamente no Lago Grande Juruti Velho na região oeste do estado do Pará no Baixo-Amazonas através da perspectiva das mulheres moradoras da região. No âmbito da História Social, a pesquisa adentra nas vivências, experiências e modos de vidas de sujeitos sociais afetados por esta atividade econômica. A metodologia empregada foi da História Oral através de entrevistas com as trabalhadoras/moradoras das comunidades. Ao atribuírem significados às suas memórias, suas narrativas orais evidenciam diversas problemáticas presentes em seus contextos de vida com a chegada da empresa.

Biografia do Autor

Mônica Xavier de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas

Mônica Xavier de Medeiros. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Amazonas/UEA.

Downloads

Publicado

2021-10-29