ESCOLARIZAÇÃO E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação. Escolarização. Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
Este estudo pretendeu compreender de que forma a inserção na sala de altas habilidades contribui para a escolarização de alunos com altas habilidades/superdotação, principalmente a partir da concepção do próprio aluno, e como a psicologia histórico-cultural de Vigotski contribui para o entendimento do fenômeno. A pesquisa foi realizada se baseando na metodologia construtiva-interpretativa de González-Rey, assim como a pesquisa qualitativa de Minayo. A estrutura se desenvolveu por meio de um estudo com uma adolescente de 13 anos, inserida em uma sala de recursos de altas habilidades artísticas no Distrito Federal. A mediação entre pares foi observada como fundamental para o desenvolvimento de habilidades, no entanto, a mediação por parte do professor não pode ser observada diretamente. A participante relatou que a sua inserção na sala de recursos, assim como as instruções de seu professor foram cruciais para o desenvolvimento de suas habilidades. Há indícios também de outros fenômenos que circundam a escolarização da participante, como o fenômeno do impostor, a relação trabalho-gênero, e a maternidade, afetando a percepção que ela tem de sua escolarização.
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