PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NO PERFIL DE ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alan Bizerra Faculdade de Educação - USP

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Preconceito. Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar os tipos de preconceito e/ou discriminação vivenciados ou presenciados por estudantes que frequentam uma escola pública no município de Marabá-PA, relacionando-os ao seu perfil sociocultural. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salomé Carvalho, nas turmas do 8º e 9º ano. Para obtenção dos dados foram investigados 64 alunos que compõem tais turmas. O instrumento utilizado pela equipe de pesquisa contou com perguntas nas seguintes categorias: escolaridade; características étnico-raciais; naturalidade; religião e percepção sobre preconceito/discriminação. O estudo apontou que a maioria dos estudantes já se sentiu ou vivenciou cenas de preconceito/discriminação. Embora o estudo tenha explorado poucas questões, estas foram eficientes na identificação de situações que precisam ser corrigidas no âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Bizerra, Faculdade de Educação - USP

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Mestre em História pelo Programa em História-PPGHIST/UNIFESSPA. Doutorando em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Integrante ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI/UNIFESSPA. Participante do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq)

Referências

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639>.

BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Analía, Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Estudos Feministas, ano 10, 2002. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 15 de nov. de 2018.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferença culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.-mar. 2012.

CARDOSO, Paulino de Jesus, F; RASCKE, Karla Leandro. Lei Federal 10.639/03, discussão de conceitos: multiculturalismo, diversidade. Ações afirmativas, racismo, preconceito, afrodescendente, negro, entre outros. IN: CARDOSO, Paulino de Jesus, F; RASCKE, Karla Leandro. (Org.) Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. 1ª ed. Florianópolis: Editora DIOESC, 2014, p. 12-28.

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha B. Gonçalves. Experiências Étnico-Culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da lei 10639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio & CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10ª edi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 67-89.

LUCINDO, Willian Robson S. Histórico do Movimento Negro no Brasil, luta e resistência às Políticas de Ação Afirmativas, a Declaração de Durban até s Lei 10.639/03: a dívida social do Brasil com a população negra após o 13 maio. In: Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. (Org). CARDOSO, Paulino de Jesus, F; RASCKE, Karla Leandro. 1ª ed. Florianópolis: Editora DIOESC, 2014. p. 60-75.

MULLER, Maria Lúcia R. Formação de professores e perspectivas para a implantação da lei 10.639/03. In: SOUZA, Maria Elena Viana. (Org). Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a lei 10.639/03. Rio de Janeiro, Editora Rovelle, 2009. p. 31-46.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MARTINS, A, B. As relações étnico-raciais nos livros didáticos de geografia dos anos finais do ensino fundamental. 2018. Monografia (Geografia)-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá-PA, 2018.

SIMÃO, Maristela dos Santos; BILÉSSIMO, Angelo Renato. Relações raciais na escola: currículo e responsabilidade, livro didático, mídias e escola. IN: CARDOSO, Paulino de Jesus, F; RASCKE, Karla Leandro. (Org.) Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. 1ª ed. Florianópolis: Editora DIOESC, 2014, p. 122-139.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Bizerra, A. (2024). PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NO PERFIL DE ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e6984. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/6984