EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores

  • Luis Claudio de Almeida Sousa Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Família, Inclusão, Deficiência Auditiva

Resumo

O artigo em questão aborda sobre a “Educação Especial Inclusiva: a família no processo de inclusão social da pessoa com deficiência auditiva” e expõe em suas seções questões pertinentes a prática docente numa visão social voltada para a pessoa com deficiência auditiva. Para tanto, foi definido como objetivo geral: a análise do papel da família a respeito da inclusão; e específicos: descrever o papel da família e averiguar políticas públicas e a questão social da comunidade surda. Deste modo, para embasar a pesquisa, os autores Chalita (2001), Parolin (2003) e Sousa & José Filho (2008) foram essenciais. Dessa forma, conclui-se que apesar dos esforços tidos pela sociedade em geral para que haja a inclusão, ainda há a necessidade de reflexão, conhecimento e compreensão das necessidades da comunidade para que todos sejam atendidos de forma igualitária, visando o bem estar e boa convivência, afinal é com respeito as diferenças que a sociedade cresce, garantindo seus direitos, os quais irão fazer jus as vidas dos cidadãos.  A pesquisa é bibliográfica e possui um caráter qualitativo, o qual possibilita apontar questões pertinentes a temática, proporcionando uma compreensão clara e eficaz.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Sousa, L. C. de A. (2020). EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 312–321. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5968