EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Palabras clave:
Família, Inclusão, Deficiência AuditivaResumen
O artigo em questão aborda sobre a “Educação Especial Inclusiva: a família no processo de inclusão social da pessoa com deficiência auditiva” e expõe em suas seções questões pertinentes a prática docente numa visão social voltada para a pessoa com deficiência auditiva. Para tanto, foi definido como objetivo geral: a análise do papel da família a respeito da inclusão; e específicos: descrever o papel da família e averiguar políticas públicas e a questão social da comunidade surda. Deste modo, para embasar a pesquisa, os autores Chalita (2001), Parolin (2003) e Sousa & José Filho (2008) foram essenciais. Dessa forma, conclui-se que apesar dos esforços tidos pela sociedade em geral para que haja a inclusão, ainda há a necessidade de reflexão, conhecimento e compreensão das necessidades da comunidade para que todos sejam atendidos de forma igualitária, visando o bem estar e boa convivência, afinal é com respeito as diferenças que a sociedade cresce, garantindo seus direitos, os quais irão fazer jus as vidas dos cidadãos. A pesquisa é bibliográfica e possui um caráter qualitativo, o qual possibilita apontar questões pertinentes a temática, proporcionando uma compreensão clara e eficaz.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.