ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA DEFICIENTES VISUAIS: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERÍODO DE 2005 A 2017

Autores

  • Bruna de Oliveira Camandaroba Prefeitura Municipal de São Carlos
  • Patricia Oliveira

Palavras-chave:

Deficiência Visual. Ensino de Língua Portuguesa. Escola.

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa para alunos deficientes visuais pode ser compreendido como um grande desafio aos professores da área em razão das necessidades específicas destes alunos. A presente pesquisa, de caráter exploratório, teve por objetivo conhecer o campo de estudos e pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa para este público específico de alunos. Desta forma, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações desenvolvidas sobre este tema. Após o levantamento dos dados na página da BDTD, foram identificadas cinco pesquisas sobre o tema. Estas apontaram que o atendimento educacional e o ensino de Língua Portuguesa para alunos deficientes visuais têm enfrentado significativos problemas, como a falta de preparação dos professores, a ausência de recursos, falta de diálogo entre o professor do AEE e o professor da sala comum, entre outros. Concluímos que a formação inicial e continuada dos professores pode contribuir significativamente para a melhoria destas condições, pois este profissional exerce papel imprescindível na validação dos recursos e materiais para o processo de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento da subjetividade dos alunos, e para a sensibilização necessária à inclusão escolar e social.

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

de Oliveira Camandaroba, B., & Oliveira, P. (2019). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA DEFICIENTES VISUAIS: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERÍODO DE 2005 A 2017. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 183–199. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4451