A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Fabio Henrique Budim Lopes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Camila Budim Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Palabras clave:

Informe de experiencia. Licenciado en Química. Materiales pedagógicos inclusivos.

Resumen

A inclusão é um tema constante na área educacional sendo discutida sob diversas abordagens tais como o processo de avaliação, práticas pedagógicas inclusivas, inserção no currículo dentre outras. Esse relato é resultado de um projeto extensionista realizado no IFRO, Campus Ji-Paraná –RO que objetivou capacitar os acadêmicos do curso Licenciatura em Química, em especial aos alunos da disciplina Educação inclusiva, Didática e Metodologia do Ensino da Química a elaborarem materias pedagógicos inclusivos aliando o conhecimento teórico com a prática pedagógica. A metodologia empregada no projeto foram as leituras e discussões realizadas em sala de aula e a capacitação dos licenciandos (acadêmicos voluntários, classificados como bolsistas e colaboradores) para posteriormente ministrarem as palestras educativas, seguidas das oficinas pedagógicas, as ações culminaram na elaboração e distribuição de materiais pedagógicos inclusivos. Este projeto possibilitou um aprendizado prático do ambiente escolar, os acadêmicos puderam aplicar conhecimento adquirido dentro das salas de aula transmitindo-os aos participantes das palestras e oficinas.

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Biografía del autor/a

Fabio Henrique Budim Lopes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química em laboratório, envolvendo variados tipos de processos químicos. Também possui graduação em Licenciatura em Química e formação inicial em Balconista de Farmácia. Possui experiência em áreas sociais com ênfase em projetos educacionais e cultura

Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2000). Pós - Graduada em Administração e Planejamento para Docentes, Psicopedagogia e Gestão Escolar. Mestra em Educação . Atua como Professora no Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Camila Budim Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Técnica de Laboratório na área de Química do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Jaru. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ? PROFEPT/IFRO (2021-2023). Graduada em Química - Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná (2015). Especialização em Ensino de Química pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Especialista em Gestão em Educação à Distância ? IFRO/Campus PVH Zona Norte (2022). Tem experiência como Avaliadora de projetos na área da Educação Básica e Profissional; Orientações acadêmicas e científicas na área da Química de gêneros acadêmicos como Artigos científicos e Projetos de pesquisa. No Mestrado do ProfEPT, realizou pesquisas na área das práticas educativas e estratégias metodológicas. E ainda elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em sala de aula e em outros espaços

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Pedagoga, Doutorado em Educação Escolar, Docente do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf); Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância – Educa; membro e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Primeira Infância (Gepein), ambos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus José Ribeiro Filho, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Budim Lopes, F. H., Souza Lacerda Melo de Souza, A. C. ., Budim Lopes, C., & Rodrigues, M. (2024). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e8667. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8667