LIBRAS NA SALA DE AULA: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA SURDOS

Autores/as

  • Cláudia Nunes Barreto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Jaqson Alves Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB

Palabras clave:

Língua Brasileira de Sinais . ensino . pessoa surda . inclusão

Resumen

Este artigo reflete sobre discussões acerca das práticas inclusivas vigentes voltadas para a aprendizagem das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva. O objetivo primordial do estudo foi conhecer as práticas vigentes e/ou existentes para o ensino da Libras, identificando, desta forma, técnicas de aprendizagem, bem como formação específica e capacitação de professores para atender as especificidades do aluno surdo. Referendou-se o estudo pelo aporte da teoria sócio histórico cultural de Vygostky, dialogando-se com autores que tem adesão a tal perspectiva sociointeracionista como basilar para educação. Ainda que nem todos os professores sejam habilitados em Libras, uma autorreflexão sobre seu papel e compromisso com a sociedade os levará a compreender a importância de um ambiente escolar que realmente acolha, promova e ofereça à criança surda, as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento integral.

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Biografía del autor/a

Cláudia Nunes Barreto, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Linguística Aplicada e Fonética e Morfossintaxe da Língua Portuguesa pela Faculdade Internacional de Curitiba.

Jaqson Alves Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB

Doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Especializações em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e em Tradução, Interpretação e Docência em Libras pela UNÍNTESE; Licenciaturas em Letras Vernáculas e Letras Libras pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, atuo como Docente Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Paulo Freire, localizado em Teixeira de Freitas, BA. No campo da pesquisa, integro diversos grupos acadêmicos, como o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de coletivos da UFSB, incluindo o GEPIMARM, Grupo Kijetxawê, GELIS, GEPEEI e o grupo TESSITURAS. Interesse nas áreas de: Linguística das Línguas de Sinais; Tradução para Línguas de Sinais; Escritas de Sinais; Lexicografia e Línguas de Sinais; Ensino de Libras; Educação de Surdos; Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2); Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento (PLAc); Educação Especial e Inclusiva; Educação e Direitos Humanos; Políticas Públicas de Inclusão e Tecnologia Assistiva. 

Citas

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Barreto, C. N. ., & Alves Santos, J. (2024). LIBRAS NA SALA DE AULA: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA SURDOS. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e7189. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7189