A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FONTE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM TEA, E A AÇÃO DO ESTAGIÁRIO NO AMBIENTE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ/PA, EM PARCERIA COM NETIC/UNIFESSPA

Autores/as

  • Alicia Karenn de Souza Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Par´´a
  • Alan Bizerra Martins Martins Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Silvana de Sousa Lourinho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para

Palabras clave:

Aprendizagem

Resumen

A história das pessoas com deficiências foi por muito tempo marcada pela exclusão e hoje se busca por meios tecnológicos que possam fazer com que pessoas sejam incluídas no ambiente escolar. A tecnologia na contemporaneidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia, em vários espaços quer seja na escola, no trabalho ou nos nossos momentos lazer é quase impossível ficar sem utilizá-la. No âmbito da educação escolar a tecnologia tem se apresentado como um meio para a aprendizagem e avanço do conhecimento de várias pessoas com deficiência, favorecem a aprendizagem e inclusão dos alunos, ainda mais os alunos que possuem TEA, a qual as atividades foram sustentadas através da pesquisa ação e qualitativa de cunho exploratório e foram realizadas na escola E.M.E.F Luzia Nunes Fernandes que estar localizada no núcleo Nova Marabá, Marabá/PA. A fundamentação teórica da pesquisa se deu em autores como: SILVA (2009), GALVÃO FILHO (2002), RIVIÉRE (2004), BERSCH e TONOLLI (2006). A partir dessa pesquisa podemos destacar que os recursos advindos da tecnologia desenvolvem varias funções da criança com TEA, o auxilia no processo de aprendizagem, e são um instrumento fundamental para o desenvolvimento do aluno e que o ajudam na aprendizagem, comunicação e desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Alicia Karenn de Souza Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Par´´a

Graduada do curso Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Realizou estagio pelo CIEE - "Centro de Integração Empresa Escola", pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Participou como bolsista voluntário "Projeto Quelônios de Marabá: Educação Ambiental e Manejo Reprodutivo Sustentável"-NEAm e o projeto escola da ilha: formação de Jovens ambientalistas , realizado no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Participou como bolsista voluntário do "Projeto Centro de Referência em História e Memória da região Sul e Sudeste do Pará-NETIC, realizado no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Participou como bolsista voluntário Projeto Kairós-brinquedoteca laboratório lúdico-NETIC, e da brinquedoteca itinerante, realizado âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. participou como como bolsista remunerado pelo projeto Brinquedoteca: Laboratório Lúdico: Oficinas Itinerantes como centro de animação sócio educativo no ambiente escolar e não escolar, realizado âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atualmente esta concluindo pós graduação na área da educação especial e inclusiva.

Alan Bizerra Martins Martins, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Mestre em História pelo Programa em História-PPGHIST/UNIFESSPA. Doutorando em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Integrante ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI/UNIFESSPA. Participante do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq).

Silvana de Sousa Lourinho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para

Atualmente é professora adjunta da área de Educação Infantil da Unifesspa. Foi coordenadora do PARFOR- Programa Nacional de Formação de professores do curso de PEDAGOGIA da UNIFESSPA de junho 2015 a junho 2017. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Kairós ? História da Infância e Educação Social e atuo como Coordenadora e Cofundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA desde o ano de 2015. Foco de atuação: Interdisciplinaridade, Didática e Metodologias de Ensino e do Trabalho Cientifico em Educação, Educação Infantil. Formação de Professores. Inclusão no Ensino Superior. Tecnologias informáticas e Comunicacionais da Educação e historia da infância. e coordenadora do Laboratório Lúdico Brinquedoteca: um mundo de fantasias e tecnologias

Citas

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Oliveira, A. K. de S., Martins, A. B. M., & Lourinho, S. de S. (2024). A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FONTE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM TEA, E A AÇÃO DO ESTAGIÁRIO NO AMBIENTE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ/PA, EM PARCERIA COM NETIC/UNIFESSPA. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e6903. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/6903