TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Autores/as

  • Denise Canton Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Palabras clave:

Tecnologia, Educação, Inclusão

Resumen

Este trabalho teve por abordagem de estudo o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Seu principal foco foi identificar se o uso das tecnologias favorece o aprendizado do aluno com deficiência física e mental e o papel do professor como mediador no processo de aprendizagem. Por fim, abordou-se a Tecnologia Assistiva (TA) e suas contribuições tecnológicas que podem melhorar o aproveitamento em sala de aula e maior independência por parte do aluno, em sua vida pessoal. Citamos também, outro instrumento criado para facilitar a aprendizagem: a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Concluímos através de uma revisão em fontes bibliográficas que a utilização das tecnologias contribui na formação dos alunos com necessidades especiais, além da sala de aula, como em seu cotidiano, tendo em vista o ensejo crucial do desenvolvimento cognitivo no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Denise Canton, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Canton, D. (2024). TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e4902. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4902