ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Autores/as

  • Fabiana Darc Miranda UFG

Resumen

 A inclusão escolar, com foco na educação inclusiva, a partir da década de 90, tem se desenvolvido no Brasil, como um movimento complexo, que inclui a luta social das pessoas com deficiência, bem como de seus familiares, por direitos básicos. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar alguns aspectos históricos da educação inclusiva, no que tange à educação especial no Brasil. Analisa como ocorreram os movimentos da inclusão escolar antes e a partir da implementação de políticas públicas educacionais inclusivas. Para tanto, realiza uma análise bibliográfica e documental buscando resgatar o percurso histórico da concepção de deficiência e da inclusão escolar em uma perspectiva geral. O estudo aponta a presença de contradições e um distanciamento entre as necessidades reais do sistema de educação e ensino e os textos legais que norteiam a política de educação inclusiva.

 

Palavras-chave: inclusão, deficiência, educação inclusiva.

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Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Miranda, F. D. (2019). ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 2(3), 11–23. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4867