TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Keywords:
Atendimento educacional especializado, Tecnologias assistivas, Transtorno do espectro autistaAbstract
Analisa-se a inserção de tecnologias assistivas no contexto do direito ao Atendimento Educacional Especializado para inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sala de Recurso Multifuncional. Busca-se compreender os déficits que caracterizam o TEA, contextualizar historicamente o direito à educação da pessoa com deficiência e investigar a inclusão educacional a partir de ambientes virtuais de aprendizagem para pessoas com TEA. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à regulação da tecnologia à luz dos direitos humanos. Optou-se por uma pesquisa exploratória, com coleta de dados por pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo em instituições de ensino público que atuam na educação infantil. Evidencia-se que o poder público deve observar as necessidades educacionais de uma coletividade heterogênea e promover inclusão tecnológica para aprendizagem significativa. Conclui-se que há diversas tecnologias desenvolvidas para TEA que servem como um instrumento colaborativo para educação inclusiva.
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