INCLUSION OF NON-INDIGENOUS STUDENTS IN SOME INDIGENOUS PRADO SCHOOLS IN BAHIA: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Keywords:
Educação Escolar Indígena, estudantes não indígenas, incluirAbstract
A Educação Escolar Indígena foi pensada exclusivamente para os estudantes indígenas. No entanto, existem situações em que estudantes não indígenas passam a frequentar as unidades escolares indígenas. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade analisar o processo de inclusão de alunos não indígenas no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, no Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó e Colégio Estadual Indígena Tawá, todos no município de Prado na Bahia. Em relação ao processo metodológico desta pesquisa, utilizou-se o método qualitativo através de entrevistas e pesquisas de cunho bibliográficas. Como resultados e discussão percebe-se que em determinados locais há facilidades em incluir os estudantes não indígenas, já em outros há dificuldades. Por fim, constata-se a possibilidade de incluir os estudantes não indígenas em escolas indígenas, porém isso vai depender da escola e comunidade indígena a quai estes estudantes pretendem estudar.
Downloads
References
COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa, v. 3, 2014. 110 p.
KAYAPÓ, E. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? In: SESC, D. N. Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Educação em Rede, 2019. p. 56-80.
NASCIMENTO, R. G. D. Rituais de Resistência: Esperiências Pedagógicas Tapeba. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 209. 2009.
NASCIMENTO, R. N. F. D. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RORAIMA: DA NORMATIZAÇÃO À PRÁTICA COTIDIANA. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 264. 2014.
REZENDE, G. C. A RELAÇÃO ENTRE INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE CAMPINÁPOLIS-MT. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, p. 121. 2003.
SILVA, V. L. D. Leitura e interculturalidade em uma escola Pataxó no Prado – BA. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 132. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jornal Research and Practice on Inclusive Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.