INCLUSION OF NON-INDIGENOUS STUDENTS IN SOME INDIGENOUS PRADO SCHOOLS IN BAHIA: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Authors

  • Maicon Rodrigues dos Santos UFSB/CPF/TEIXEIRA DE FREITAS

Keywords:

Educação Escolar Indígena, estudantes não indígenas, incluir

Abstract

A Educação Escolar Indígena foi pensada exclusivamente para os estudantes indígenas. No entanto, existem situações em que estudantes não indígenas passam a frequentar as unidades escolares indígenas. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade analisar o processo de inclusão de alunos não indígenas no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, no Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó e Colégio Estadual Indígena Tawá, todos no município de Prado na Bahia. Em relação ao processo metodológico desta pesquisa, utilizou-se o método qualitativo através de entrevistas e pesquisas de cunho bibliográficas. Como resultados e discussão percebe-se que em determinados locais há facilidades em incluir os estudantes não indígenas, já em outros há dificuldades. Por fim, constata-se a possibilidade de incluir os estudantes não indígenas em escolas indígenas, porém isso vai depender da escola e comunidade indígena a quai estes estudantes pretendem estudar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maicon Rodrigues dos Santos, UFSB/CPF/TEIXEIRA DE FREITAS

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2015). Especialista em Educação Escolar Indígena pela Faculdade Alfamérica (2018). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB/CPF (2021), e está cursando especialização em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade pela UNEB, e doutorado em ensino pela UESB, através do programa de pós-graduação em ensino (PPGEn). Atua como professor indígena no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, em cargo comissionado de diretor escolar. Também atuou como orientador no programa Saberes Indígenas na Escola (2021). Além disso, foi um dos representantes do povo Pataxó no Fórum de Educação Indígena da Bahia - Forumeiba (2017-2021). Recentemente, foi homenageado com a Comenda de Honra dos 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2022)

References

BANIWA, G. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. 296 p.

COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa, v. 3, 2014. 110 p.

KAYAPÓ, E. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? In: SESC, D. N. Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Educação em Rede, 2019. p. 56-80.

NASCIMENTO, R. G. D. Rituais de Resistência: Esperiências Pedagógicas Tapeba. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 209. 2009.

NASCIMENTO, R. N. F. D. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RORAIMA: DA NORMATIZAÇÃO À PRÁTICA COTIDIANA. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 264. 2014.

REZENDE, G. C. A RELAÇÃO ENTRE INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE CAMPINÁPOLIS-MT. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, p. 121. 2003.

SILVA, V. L. D. Leitura e interculturalidade em uma escola Pataxó no Prado – BA. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 132. 2014.

Published

2024-10-29

How to Cite

Rodrigues dos Santos, M. (2024). INCLUSION OF NON-INDIGENOUS STUDENTS IN SOME INDIGENOUS PRADO SCHOOLS IN BAHIA: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 5(8), e8122. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8122