ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DE SURDOS NO BRASIL: LEGISLAÇÕES E DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Diego Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
  • Mirabel Silva dos Santos Universidade Federal do Alagoas (UFAL)
  • Lisiane Maria da Silva Universidade Federal do Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Educação especial, Inclusão

Resumo

Este artigo realiza uma pesquisa bibliográfica voltada à educação especial inclusiva de surdos no Brasil. Realizar essa pesquisa é de extrema importância em razão de levar um conhecimento que contribui muito para a sociedade no que tange direitos humanos, democracia e inclusão da diversidade. Os graus de deficiência auditiva são classificados em: i) audição normal; ii) perda auditiva leve; iii) perda auditiva moderada; iv) perda auditiva severa; e por fim, v) perda auditiva profunda. A educação inclusiva no Brasil se inicia em 1857, mesmo com os avanços posteriores, ainda existem muitos entraves no âmbito da aprendizagem de educação especial inclusiva. Com a Constituição brasileira de 1988, o Brasil se abre para ideias democráticas e inclusivas e, assim, da década de 90 em diante surgem outras medidas relevantes de educação especial inclusiva no Brasil. Adianta-se a necessidade de políticas especiais educativas mais eficientes preparando os professores, educadores e também a sociedade com conhecimento de qualidade, levando em consideração todas as diferenças individuais. Vê-se a existência jurídica de dispositivos que normatizam a proteção social dos indivíduos surdos no Brasil a partir da intenção de uma educação inclusiva, no entanto, percebe-se igualmente a dificuldade de implementação de políticas eficazes à inclusão.

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Biografia do Autor

Diego Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Ensino de Física pela Faculdade Intervale.

Mirabel Silva dos Santos, Universidade Federal do Alagoas (UFAL)

Bacharel e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-Graduado Lato Sensu em metodologia do Ensino da Matemática, pela Faculdade Intervale. Pós-Graduado Lato Sensu em Gestão Administrativa pela Faculdade Intervale e Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Lisiane Maria da Silva , Universidade Federal do Alagoas (UFAL)

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ferreira dos Santos, D., Silva dos Santos, M., & Maria da Silva , L. (2022). ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DE SURDOS NO BRASIL: LEGISLAÇÕES E DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e9992. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9992