ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DE SURDOS NO BRASIL: LEGISLAÇÕES E DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Deficiência auditiva, Educação especial, InclusãoResumo
Este artigo realiza uma pesquisa bibliográfica voltada à educação especial inclusiva de surdos no Brasil. Realizar essa pesquisa é de extrema importância em razão de levar um conhecimento que contribui muito para a sociedade no que tange direitos humanos, democracia e inclusão da diversidade. Os graus de deficiência auditiva são classificados em: i) audição normal; ii) perda auditiva leve; iii) perda auditiva moderada; iv) perda auditiva severa; e por fim, v) perda auditiva profunda. A educação inclusiva no Brasil se inicia em 1857, mesmo com os avanços posteriores, ainda existem muitos entraves no âmbito da aprendizagem de educação especial inclusiva. Com a Constituição brasileira de 1988, o Brasil se abre para ideias democráticas e inclusivas e, assim, da década de 90 em diante surgem outras medidas relevantes de educação especial inclusiva no Brasil. Adianta-se a necessidade de políticas especiais educativas mais eficientes preparando os professores, educadores e também a sociedade com conhecimento de qualidade, levando em consideração todas as diferenças individuais. Vê-se a existência jurídica de dispositivos que normatizam a proteção social dos indivíduos surdos no Brasil a partir da intenção de uma educação inclusiva, no entanto, percebe-se igualmente a dificuldade de implementação de políticas eficazes à inclusão.
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