TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Lucirino Fernandes Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, Tecnologias assistivas, Transtorno do espectro autista

Resumo

Analisa-se a inserção de tecnologias assistivas no contexto do direito ao Atendimento Educacional Especializado para inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sala de Recurso Multifuncional. Busca-se compreender os déficits que caracterizam o TEA, contextualizar historicamente o direito à educação da pessoa com deficiência e investigar a inclusão educacional a partir de ambientes virtuais de aprendizagem para pessoas com TEA. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à regulação da tecnologia à luz dos direitos humanos. Optou-se por uma pesquisa exploratória, com coleta de dados por pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo em instituições de ensino público que atuam na educação infantil. Evidencia-se que o poder público deve observar as necessidades educacionais de uma coletividade heterogênea e promover inclusão tecnológica para aprendizagem significativa. Conclui-se que há diversas tecnologias desenvolvidas para TEA que servem como um instrumento colaborativo para educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Lucirino Fernandes Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Santos, L. F. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e9158. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9158