A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Relato de experiência. Licenciatura em Química. Materiais pedagógicos inclusivos.Resumo
A inclusão é um tema constante na área educacional sendo discutida sob diversas abordagens tais como o processo de avaliação, práticas pedagógicas inclusivas, inserção no currículo dentre outras. Esse relato é resultado de um projeto extensionista realizado no IFRO, Campus Ji-Paraná –RO que objetivou capacitar os acadêmicos do curso Licenciatura em Química, em especial aos alunos da disciplina Educação inclusiva, Didática e Metodologia do Ensino da Química a elaborarem materias pedagógicos inclusivos aliando o conhecimento teórico com a prática pedagógica. A metodologia empregada no projeto foram as leituras e discussões realizadas em sala de aula e a capacitação dos licenciandos (acadêmicos voluntários, classificados como bolsistas e colaboradores) para posteriormente ministrarem as palestras educativas, seguidas das oficinas pedagógicas, as ações culminaram na elaboração e distribuição de materiais pedagógicos inclusivos. Este projeto possibilitou um aprendizado prático do ambiente escolar, os acadêmicos puderam aplicar conhecimento adquirido dentro das salas de aula transmitindo-os aos participantes das palestras e oficinas.
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