A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Fabio Henrique Budim Lopes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Camila Budim Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Palavras-chave:

Relato de experiência. Licenciatura em Química. Materiais pedagógicos inclusivos.

Resumo

A inclusão é um tema constante na área educacional sendo discutida sob diversas abordagens tais como o processo de avaliação, práticas pedagógicas inclusivas, inserção no currículo dentre outras. Esse relato é resultado de um projeto extensionista realizado no IFRO, Campus Ji-Paraná –RO que objetivou capacitar os acadêmicos do curso Licenciatura em Química, em especial aos alunos da disciplina Educação inclusiva, Didática e Metodologia do Ensino da Química a elaborarem materias pedagógicos inclusivos aliando o conhecimento teórico com a prática pedagógica. A metodologia empregada no projeto foram as leituras e discussões realizadas em sala de aula e a capacitação dos licenciandos (acadêmicos voluntários, classificados como bolsistas e colaboradores) para posteriormente ministrarem as palestras educativas, seguidas das oficinas pedagógicas, as ações culminaram na elaboração e distribuição de materiais pedagógicos inclusivos. Este projeto possibilitou um aprendizado prático do ambiente escolar, os acadêmicos puderam aplicar conhecimento adquirido dentro das salas de aula transmitindo-os aos participantes das palestras e oficinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Henrique Budim Lopes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química em laboratório, envolvendo variados tipos de processos químicos. Também possui graduação em Licenciatura em Química e formação inicial em Balconista de Farmácia. Possui experiência em áreas sociais com ênfase em projetos educacionais e cultura

Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2000). Pós - Graduada em Administração e Planejamento para Docentes, Psicopedagogia e Gestão Escolar. Mestra em Educação . Atua como Professora no Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Camila Budim Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Técnica de Laboratório na área de Química do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Jaru. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ? PROFEPT/IFRO (2021-2023). Graduada em Química - Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná (2015). Especialização em Ensino de Química pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Especialista em Gestão em Educação à Distância ? IFRO/Campus PVH Zona Norte (2022). Tem experiência como Avaliadora de projetos na área da Educação Básica e Profissional; Orientações acadêmicas e científicas na área da Química de gêneros acadêmicos como Artigos científicos e Projetos de pesquisa. No Mestrado do ProfEPT, realizou pesquisas na área das práticas educativas e estratégias metodológicas. E ainda elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em sala de aula e em outros espaços

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Pedagoga, Doutorado em Educação Escolar, Docente do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf); Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância – Educa; membro e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Primeira Infância (Gepein), ambos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus José Ribeiro Filho, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Referências

BERSCH, R. Introdução às tecnologias assistivas: CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: [s.n.], 2008. Revista Temas em Educação João Pessoa, v.24, n. 2, p. 28-44, jul.- dez. 2015. 43 TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de tecnologia assistiva e modelos de abordagem da deficiência. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 de Nov. 2020.


BLANCO, R. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, C. MARCHESI, Á. PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Trad. Fátima Murad, 2 ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.


BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985.

BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 7 de janeiro de 2008. Disponível em: Acesso em 26 Outubro, 2020.

COOK e HUSSEY. Assistive Tecnologies: Principles and Pratice, Mosby - Year Book, USA-Missouri, 1995. Disponível em: <https://www.worldcat.org/title/cook-husseys-assistive-technologies-principles-and-practice/oclc/175284809>. Acesso em: 12 de Nov de 2020.

MENDES, E. G. et al. Professores de educação especial e a perspectiva da inclusão escolar: uma nova proposta de formação. In: MENDES E. G.; ALMEIDA, M. (Org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. p. 61-78.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
WERNECK, C. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Ja-neiro: WVA Ed., 2009.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Budim Lopes, F. H., Souza Lacerda Melo de Souza, A. C. ., Budim Lopes, C., & Rodrigues, M. (2024). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e8667. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8667