INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO INDÍGENAS EM ALGUMAS ESCOLAS INDÍGENAS DE PRADO NA BAHIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Maicon Rodrigues dos Santos UFSB/CPF/TEIXEIRA DE FREITAS

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, estudantes não indígenas, incluir

Resumo

A Educação Escolar Indígena foi pensada exclusivamente para os estudantes indígenas. No entanto, existem situações em que estudantes não indígenas passam a frequentar as unidades escolares indígenas. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade analisar o processo de inclusão de alunos não indígenas no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, no Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó e Colégio Estadual Indígena Tawá, todos no município de Prado na Bahia. Em relação ao processo metodológico desta pesquisa, utilizou-se o método qualitativo através de entrevistas e pesquisas de cunho bibliográficas. Como resultados e discussão percebe-se que em determinados locais há facilidades em incluir os estudantes não indígenas, já em outros há dificuldades. Por fim, constata-se a possibilidade de incluir os estudantes não indígenas em escolas indígenas, porém isso vai depender da escola e comunidade indígena a quai estes estudantes pretendem estudar.

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Biografia do Autor

Maicon Rodrigues dos Santos, UFSB/CPF/TEIXEIRA DE FREITAS

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2015). Especialista em Educação Escolar Indígena pela Faculdade Alfamérica (2018). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB/CPF (2021), e está cursando especialização em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade pela UNEB, e doutorado em ensino pela UESB, através do programa de pós-graduação em ensino (PPGEn). Atua como professor indígena no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, em cargo comissionado de diretor escolar. Também atuou como orientador no programa Saberes Indígenas na Escola (2021). Além disso, foi um dos representantes do povo Pataxó no Fórum de Educação Indígena da Bahia - Forumeiba (2017-2021). Recentemente, foi homenageado com a Comenda de Honra dos 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2022)

Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Rodrigues dos Santos, M. (2024). INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO INDÍGENAS EM ALGUMAS ESCOLAS INDÍGENAS DE PRADO NA BAHIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e8122. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8122