INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO INDÍGENAS EM ALGUMAS ESCOLAS INDÍGENAS DE PRADO NA BAHIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena, estudantes não indígenas, incluirResumo
A Educação Escolar Indígena foi pensada exclusivamente para os estudantes indígenas. No entanto, existem situações em que estudantes não indígenas passam a frequentar as unidades escolares indígenas. Portanto, esta pesquisa tem como finalidade analisar o processo de inclusão de alunos não indígenas no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, no Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó e Colégio Estadual Indígena Tawá, todos no município de Prado na Bahia. Em relação ao processo metodológico desta pesquisa, utilizou-se o método qualitativo através de entrevistas e pesquisas de cunho bibliográficas. Como resultados e discussão percebe-se que em determinados locais há facilidades em incluir os estudantes não indígenas, já em outros há dificuldades. Por fim, constata-se a possibilidade de incluir os estudantes não indígenas em escolas indígenas, porém isso vai depender da escola e comunidade indígena a quai estes estudantes pretendem estudar.
Downloads
Referências
COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa, v. 3, 2014. 110 p.
KAYAPÓ, E. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? In: SESC, D. N. Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Educação em Rede, 2019. p. 56-80.
NASCIMENTO, R. G. D. Rituais de Resistência: Esperiências Pedagógicas Tapeba. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 209. 2009.
NASCIMENTO, R. N. F. D. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RORAIMA: DA NORMATIZAÇÃO À PRÁTICA COTIDIANA. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 264. 2014.
REZENDE, G. C. A RELAÇÃO ENTRE INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE CAMPINÁPOLIS-MT. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, p. 121. 2003.
SILVA, V. L. D. Leitura e interculturalidade em uma escola Pataxó no Prado – BA. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 132. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.