EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Cláudio Mansoni Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Deficiência. Estudo bibliométrico.

Resumo

O presente estudo bibliométrico teve como objetivo fazer uma análise dos artigos publicados sobre o tema Educação Inclusiva (Inclusive Education) a partir dos artigos disponíveis na principal coleção da base de dados Web Of Science (WOS) no período de 2008 a 2017. Foi realizada a pesquisa do tópico "Inclusive education" na base WOS, sendo realizada uma análise das características dessas publicações, identificação dos tópicos relacionados à temática Educação Inclusiva, também foram selecionados 20 tópicos que os autores julgaram possuir uma alta intensidade de relacionamento com o tema para encontrar os "hot topics", e os autores com mais publicações foram relacionados com as publicações mais citadas na WOS. Realizou-se uma análise dos resumos relativos as 10 publicações mais citadas gerando uma nuvem de palavras. Conclui-se, desta forma, que as principais áreas temáticas que publicam artigos sobre o tema referem-se à Education Educational Research e Education Special. Os autores que se destacam são Sharma U, Pijl SJ e Forlin C. As fontes que apresentam maior número de publicações são International Journal of Inclusive Education, Procedia Social and Behavioral Sciences e Inted Proceedings. As universidades de University of London, Monash University e University of California System são as instituições de maior número de artigos publicados. O idioma principal de publicação é o inglês sendo que os países que se destacam são os Estados Unidos e Inglaterra em termos de volume de publicação. Por fim, os "hot topics" de maior representatividade Autismo, Deficiência Mental, Deficiência Visual e nuvem de palavras gerada com a análise dos 10 resumos das publicações mais citados apresentam os termos Deficiência Auditiva, Surdez, Deficiência Física, Deficiência Mental/Intelectual, Deficiência Múltipla, Deficiência Visual, Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Psicose Infantil.

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Biografia do Autor

Cláudio Mansoni, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC) na linha de pesquisa "Linguagem, Experiência Intercultural e Educação" (2023), bolsista PROSUC/CAPES modalidade II. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagem Cultura e Educação - LINCE/UNISC/CNPq, possui Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2018), Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Universidade Cruzeiro do Sul (2018), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional (2015), Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e Graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional (2014). Atualmente, atua como Tecnólogo de Formação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e docente em informática na EMEF Duque de Caxias. Tem experiência na área de Administração e docência em informática

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Mansoni, C. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e7903. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7903