EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Sala de Recursos Multifuncionais. Formação inicial e continuada. Práticas pedagógicas.Resumo
Devido ao crescimento das matrículas de crianças e adolescentes com necessidades especiais na rede regular de ensino estadual de Sergipe, a demanda por uma Educação Inclusiva efetivamente também aumenta. As Diretrizes Operacionais da Educação Especial estabelecem o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica e normatizam o uso das Salas de Recursos Multifuncionais como dispositivo fundamental na composição deste serviço. Este trabalho foi direcionado para a Educação Inclusiva frente a duas realidades distintas sob a perspectiva de professoras de Ciências e Biologia. Assim, buscou-se compreender a Educação Inclusiva, considerando o papel das SRM, enfatizando a formação inicial e continuada e as metodologias abordadas em sala de aula comum. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais na cidade de Aracaju. Durante a pesquisa, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com três professoras de Ciências e Biologia efetivas que, atendiam crianças/adolescentes com necessidades especiais em suas turmas regulares. A Análise Textual Discursiva foi o método para tal. Assim, concluiu que as SRM são fundamentais e contribuem sobremaneira para a formação do aluno no ensino básico regular, auxiliando nas práticas pedagógicas para os professores em ambiente comum. Há uma carência na formação inicial e continuada de professores com relação às práticas da EI.
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