EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES

Autores

  • Jéssica Tamires do Nascimento Soares Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Aline Lima de Oliveira Nepomuceno Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Sala de Recursos Multifuncionais. Formação inicial e continuada. Práticas pedagógicas.

Resumo

Devido ao crescimento das matrículas de crianças e adolescentes com necessidades especiais na rede regular de ensino estadual de Sergipe, a demanda por uma Educação Inclusiva efetivamente também aumenta. As Diretrizes Operacionais da Educação Especial estabelecem o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica e normatizam o uso das Salas de Recursos Multifuncionais como dispositivo fundamental na composição deste serviço. Este trabalho foi direcionado para a Educação Inclusiva frente a duas realidades distintas sob a perspectiva de professoras de Ciências e Biologia. Assim, buscou-se compreender a Educação Inclusiva, considerando o papel das SRM, enfatizando a formação inicial e continuada e as metodologias abordadas em sala de aula comum. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais na cidade de Aracaju. Durante a pesquisa, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com três professoras de Ciências e Biologia efetivas que, atendiam crianças/adolescentes com necessidades especiais em suas turmas regulares. A Análise Textual Discursiva foi o método para tal. Assim, concluiu que as SRM são fundamentais e contribuem sobremaneira para a formação do aluno no ensino básico regular, auxiliando nas práticas pedagógicas para os professores em ambiente comum. Há uma carência na formação inicial e continuada de professores com relação às práticas da EI. 

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Biografia do Autor

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação (PPGED-UFS-2017), mestre em Educação (PPGEduc-UFRRJ-2012), graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) (UFS- 2009). Desempenha pesquisas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE-UFS), ao Projeto Sala Verde na UFS, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS-UFRRJ) e ao Grupo de Estudos em Educação Científica (GEPEC-UFS), atuando nas áreas de Educação Ambiental, Formação de Professores, Metodologias Participativas, Metodologias para o Ensino de Ciências e Biologia. É professora do ensino superior efetiva do Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - UFS.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Tamires do Nascimento Soares, J., & Nepomuceno, A. L. de O. . (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES . Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e7889. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7889