APRENDIZAGEM COMPARTILHADA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Construtivismo. Aprendizagem. Inclusão.Resumo
RESUMO
Devido à necessidade na busca de mais informações sobre o assunto, que é pouco abordado, a utilização da teoria do construtivismo em sala de aula para fins inclusivos, friso neste artigo a importância da compreensão da atuação dos professores sobre os alunos com deficiência e a dificuldade que as escolas, de modo geral, possuem em manter o aluno. Esse conteúdo em que o presente artigo vem enfatizando é algo que cresce a cada dia no meio em que vivemos principalmente em ambientes escolares, daí surge a necessidade em conhecer as particularidades do método construtivista e a inclusão, que se utilizados de forma adequada, formará cidadãos ativos a partir de estratégias e procedimentos de aprendizagem adequados, mesmo sabendo que algumas instituições não respeitam o ritmo de aprendizagem dos educandos. Os autores que embasaram essa pesquisa foram Piaget (1985), Freire (1996) e Minetto (2008). A pesquisa é de cunho bibliográfico, o qual possibilita apontar diversos pontos sobre a educação e, assim sendo, sobre como o educador pode atuar de forma clara visando o bem-estar de todos, agindo de forma natural afim de demonstrar a importância da inclusão e as estratégias didáticas sobre o assunto abordado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.