ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E O PERCURSO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Josiane Pereira Torres Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Administração escolar
  • Caroline Satie Nascimento Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos
  • Daniele Pereira do Prado Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos
  • Divaldo Bellato Sobrinho Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Rita Alves de Lucena Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Biason Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Especial. Altas habilidades. Superdotação.

Resumo

Estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) enquadram-se como público-alvo da Educação Especial. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, esses estudantes podem demonstrar potencial acima da média de forma combinada ou isolada nas áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. No entanto, a literatura da área confirma que acompanhada das AH/SD algumas dificuldades podem fazer-se presente. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo descrever os desafios e obstáculos do processo de identificação e escolarização de dois estudantes com AH/SD. Foram entrevistados dois estudantes identificados com AH/SD e suas mães, tais entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A análise dos dados foi qualitativa seguindo categorias construídas pelos pesquisadores com base nos objetivos do estudo. Os resultados evidenciaram que estudantes com AH/SD não necessariamente desfrutam de um percurso escolar pleno e sem desafios. Foi possível identificar entraves durante o processo de identificação ainda na infância de ambos participantes bem como a precária ou inexistente oferta de serviços os quais visam a evolução das AH/SD. O trabalho sinaliza a necessidade e importância da formação docente para lidar com as especificidades advindas das AH/SD bem como políticas públicas que reforcem a garantia de oferta de serviços especializados para esse público.

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Biografia do Autor

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Administração escolar

Doutora em Educação Especial. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Administração escolar.

 

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Torres, J. P., Nascimento, C. S., do Prado, D. P., Sobrinho, D. B., de Lucena, M. R. A., & Biason, M. (2020). ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E O PERCURSO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 196–209. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5885