DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Graciliana Garcia Leite Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Melina Radaelli Gatti Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Deficiência múltipla. Educação Especial. Revisão sistemática.

Resumo

Deficiência Múltipla (DM) é definida como duas ou mais deficiências associadas, podendo ser de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. O objetivo do estudo foi descrever e analisar as teses e dissertações do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na temática sobre essa deficiência no período de 1978 a 2018. Realizou-se uma revisão sistemática integrativa com base nos resumos das publicações, considerando as pesquisas que constituíam estudos sobre deficiência múltipla ou mais de uma deficiência concomitante. Encontrou-se 3 dissertações de Mestrado e 5 teses de Doutorado que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos.  Os trabalhos analisados foram organizados considerando:  caracterização e descrição geral dos estudos; prevalência das temáticas, contribuições dos estudos e implicações para futuras pesquisas. Verificou-se que o tema é pouco explorado e a maioria das temáticas incidem sobre processos de ensino e aprendizagem para estudantes com DM. Conclui-se que a discussão é importante para dar subsídios para o planejamento educacional das pessoas com DM.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Leite, G. G., & Gatti, M. R. (2020). DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 276–293. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5311