A INCLUSÃO DE ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Palavras-chave:
Inclusão, TEA, EscolaResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de inclusão de um aluno com TEA, na escola de ensino fundamental, tendo como base o relato de experiência de duas professoras de uma escola municipal de Rio Branco. O sujeito da análise foi um aluno autista, do 5º ano do Ensino Fundamental I. A discussão transcorreu a partir dos aspectos comportamentais em sala de aula regular e nos demais espaços da escola. Foram realizados registros durante quatro anos, com visitas na casa do aluno, observações em passeios, conversas com os pais e familiares mais próximos. Durante esse período o aluno foi acompanhado por um profissional da educação especial, denominado Professor Mediador e uma professora do AEE para mediar todo processo inclusivo. Os resultados da investigação indicam que a escola regular tem avançado na direção da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, mas ainda deixa muito a desejar em alguns aspectos essenciais, como a formação/qualificação de professores, necessitando de investimento em material didático especializado, bem como no aperfeiçoamento do trabalho em equipe, que dê condições a todos, de compreender os processos de desenvolvimento do ensino aprendizagem desses alunos, para que se possa promover uma inclusão com responsabilidade. Conclui-se, que há possibilidades de um aluno TEA de conviver, socializar-se e desenvolver-se em um ambiente diversificado, desde que a escola seja capaz de promover as condições adequadas para receber esse aluno e oferecer-lhe um atendimento de qualidade.
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Referências
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