A INCLUSÃO DE ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores

  • Marck de Souza Torres Uninorte Acre
  • Maria Lidiane Carvalho da Silva Faculdade Barão do Rio Branco (FAB)
  • Reruza Andina Pereira dos Santos Sousa Faculdade Barão do Rio Branco (FAB)

Palavras-chave:

Inclusão, TEA, Escola

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de inclusão de um aluno com TEA, na escola de ensino fundamental, tendo como base o relato de experiência de duas professoras de uma escola municipal de Rio Branco. O sujeito da análise foi um aluno autista, do 5º ano do Ensino Fundamental I.  A discussão transcorreu a partir dos aspectos comportamentais em sala de aula regular e nos demais espaços da escola.  Foram realizados registros durante quatro anos, com visitas na casa do aluno, observações em passeios, conversas com os pais e familiares mais próximos. Durante esse período o aluno foi acompanhado por um profissional da educação especial, denominado Professor Mediador e uma professora do AEE para mediar todo processo inclusivo. Os resultados da investigação indicam que a escola regular tem avançado na direção da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, mas ainda deixa muito a desejar em alguns aspectos essenciais, como a formação/qualificação de professores, necessitando de investimento em material didático especializado, bem como no aperfeiçoamento do trabalho em equipe, que dê condições a todos, de compreender os processos de desenvolvimento do ensino aprendizagem desses alunos, para que se possa promover uma inclusão com responsabilidade. Conclui-se, que há possibilidades de um aluno TEA de conviver, socializar-se e desenvolver-se em um ambiente diversificado, desde que a escola seja capaz de promover as condições adequadas para receber esse aluno e oferecer-lhe um atendimento de qualidade.

Referências

Bosa, C. & Callias, M. (2000) Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(1), 167- 177.
BRASIL. (1996). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União.
Gauderer, E. C. (1987) Autismo – Década de 80. Uma atualização para os que atuam na área: do especialista aos pais. São Paulo. Ed. Almed, 2ª edição.
Mantoan, M. T. E. (1997). A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Editora Memno.
Sassaki, R. K. (2005). Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência Mental ou Intelectual? Doença ou Transtorno Mental?. Revista Nacional de Reabilitação, 9(43), 9-10.
STAINBACK, S. & STAINBACK, W. (1999). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed.
UNESCO. (2003). Declaração de Salamanca. São Paulo: Biblioteca Virtual de Direitos Humanos/USP.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Torres, M. de S., da Silva, M. L. C., & Sousa, R. A. P. dos S. (2018). A INCLUSÃO DE ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 138–145. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4122