AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DI

Autores

  • Fabricia Pedroso Unemat
  • Dra Ivone Jesus Alexandre UNEMAT
  • Edna Rodrigues Marques UNEMAT
  • Laudiane Silva de Oliveira Ferreira UNEMAT

Palavras-chave:

Jogos digitais; deficiência intelectual; aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar se a utilização de jogos digitais pode favorecer o aprendizado de estudantes com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, em que as obras foram identificadas, localizadas, compiladas, fichadas e analisadas. Quanto aos procedimentos da pesquisa, a trajetória de análise foi desenvolvida a partir de seis artigos que tratam sobre o assunto e norteiam a seguinte indagação: o uso de jogos digitais favorecem o aprendizado de estudantes com deficiência intelectual, proporcionando desenvolvimento de habilidades? A partir da revisão de literatura, verificou que os jogos digitais são recursos pedagógicos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, principalmente pelos resultados positivos que podem ser alcançados. Através dos estudos realizados, espera-se contribuir com as pesquisas do meio acadêmico e promover discussões válidas sobre o uso de jogos digitais, pois são importantes para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes com deficiência intelectual, uma vez que contribuem no desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da percepção, da aceitação de regras e da socialização. Sendo assim, considera-se os jogos digitais fundamentais nesse processo de ensino, pois favorece a interação do estudante promovendo um ensino significativo.

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Biografia do Autor

Fabricia Pedroso, Unemat

Mestranda do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-PROFEI/UNEMAT, Campus Sinop/MT. Professora de atendimento educacional especializado da SEDUC/Sinop/MT. Formada em pedagogia pela UNEMAT/Sinop/MT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, Diversidade e Diferenças (PPIDD/UNEMAT)

Dra Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Professora Adjunta na Área de Metodologia de Ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop MT.  Professora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional -PROFEI. Lider do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão, Diversidade e Diferença – PPIDD

Edna Rodrigues Marques, UNEMAT

Mestranda do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-PROFEI/UNEMAT, Campus Sinop/MT. Professora de atendimento educacional especializado da SEDUC/Sinop/MT. Formada em Pedagogia pela UFGO. Professora de atendimento educacional especializado da SEDUC/São Miguel do Araguaia/MT.

Laudiane Silva de Oliveira Ferreira, UNEMAT

Mestranda do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-PROFEI/UNEMAT, Campus Sinop/MT. Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT.  Professora de atendimento educacional especializado da SEDUC/Jauru/MT

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Pedroso, F. L. C. P., Jesus Alexandre, I., Rodrigues Marques, E., & Silva de Oliveira Ferreira, L. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DI. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12911. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12911