AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES COM DI
Palavras-chave:
Jogos digitais; deficiência intelectual; aprendizagem.Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar se a utilização de jogos digitais pode favorecer o aprendizado de estudantes com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, em que as obras foram identificadas, localizadas, compiladas, fichadas e analisadas. Quanto aos procedimentos da pesquisa, a trajetória de análise foi desenvolvida a partir de seis artigos que tratam sobre o assunto e norteiam a seguinte indagação: o uso de jogos digitais favorecem o aprendizado de estudantes com deficiência intelectual, proporcionando desenvolvimento de habilidades? A partir da revisão de literatura, verificou que os jogos digitais são recursos pedagógicos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, principalmente pelos resultados positivos que podem ser alcançados. Através dos estudos realizados, espera-se contribuir com as pesquisas do meio acadêmico e promover discussões válidas sobre o uso de jogos digitais, pois são importantes para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes com deficiência intelectual, uma vez que contribuem no desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da percepção, da aceitação de regras e da socialização. Sendo assim, considera-se os jogos digitais fundamentais nesse processo de ensino, pois favorece a interação do estudante promovendo um ensino significativo.
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