A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO DA LIBRAS LOGO APÓS O DIAGNÓSTICO DA SURDEZ

Autores

  • Gleison Costa Ramos Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • Aline Rodrigues Carvalho Governo do Estado de Rondônia

Palavras-chave:

LIBRAS., INCLUSÃO., SOCIEDADE.

Resumo

A comunicação como liberdade de expressão é reconhecida como um direito humano, ela é fundamental para uma sociedade mais justa. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa traz como principal objetivo, analisar a importância da Libras no processo de comunicação desde o diagnóstico da surdez. Além disso, refletir acerca de propostas que possam ajudar na comunicação entre o surdo e a sociedade. Desse modo, foi possível perceber que a utilização da Libras deve ser cada vez mais incentivada na sociedade e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois esta, a língua de sinais, possibilita ao surdo interagir com o meio em que vive, construir e firmar sua identidade, colaborando ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda do país, além de assegurar-lhes os direitos como cidadão e o respeito às diferenças. Destaca-se que, a família frente uma criança surda, seja orientada no enfrentamento não somente do cuidado afetivo, mas de prepará-la para a vida; não considerando a surdez uma patologia que precisa de cura, mas, uma pessoa que constrói e comunica linguisticamente de forma diferente, conceituando o seu mundo de maneira singular, por meio de sua percepção viso espacial.

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Biografia do Autor

Gleison Costa Ramos, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2010) e mestrado em Ensino de Ciências da Natureza - Ppgecn pela Universidade Federal de Rondônia (2021). Atualmente é Técnico Administrativo Educacional - Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, situações problema, jogos, alfabetização matemática e acessibilidade.

Aline Rodrigues Carvalho, Governo do Estado de Rondônia

Possui graduação em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(2021), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná(2017), especialização em Educação Infantil, Fundamental e Gestão Educacional pela Faculdade São Paulo Rolim de Moura(2018) e especialização em Docência, tradução e interpretação da libras pela Faculdade Santo André(2020).

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Costa Ramos, G., & Rodrigues Carvalho, A. (2024). A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO DA LIBRAS LOGO APÓS O DIAGNÓSTICO DA SURDEZ . Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12127. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12127