Representações sociais apreendidas da relação pedagógica em uma escola rural do Maranhão

Autores

  • Gabriella Alves Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Maria Nubia Barbosa Bonfim UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Dourivan Camara Silva de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8517

Resumo

Este estudo analisa a construção da relação pedagógica no cotidiano dos atores educativos em situação de ensino em uma escola pública do Maranhão, apreendendo as Representações Sociais emanadas dessa relação. O aporte teórico assenta-se, principalmente, nos estudos clássicos sobre a relação pedagógica, e nas ideias seminais moscovicianas sobre a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola da zona rural, da qual participaram alunos, professores e membros da comunidade. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, em profundidade e por grupos focais. Os dados foram sistematizados de acordo com os procedimentos recomendados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados foram catalogados em quatro Unidades Temáticas. A análise dos dados permitiu confirmar que o convívio na escola e as representações comuns brotadas no meio familiar geram reciprocidades e sentimentos de pertencimento na relação pedagógica; e que as representações sociais emanadas da relação pedagógica estão ancoradas numa cultura, até certo ponto preservada, da qual moradores e alunos pesquisados se orgulham.

 

Palavras-chave: Relação Pedagógica; Representações Sociais; Comunidade.

Biografia do Autor

Gabriella Alves Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, onde integra o Grupos de Pesquisa Educação e Representações Sociais (GPERS). Professora da Educação Básica das redes municipais de São Luís/MA e Paço do Lumiar/MA.

Maria Nubia Barbosa Bonfim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Eudcação pelo Instituto de Estudos Avançados em Eudcação da Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão e pesquisadora associada ao CIERS-ed/FCC. Integra o Grupo de Pesquisa: Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente do PPGE/UFMA e coordena o Grupo de Pesquisa sobre Representações Sociais e Educação (GPERS).

Dourivan Camara Silva de Jesus, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Educação pelo INSPETP e Doutora em Ciências da Educação pela UNESP, campus de Marília/SP. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Eudcação da UFMA. 

Publicado

2021-01-13

Como Citar

Alves Ferreira, G., Barbosa Bonfim, M. N., & Camara Silva de Jesus, D. (2021). Representações sociais apreendidas da relação pedagógica em uma escola rural do Maranhão. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 5(1), 01–21. https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.8517