Exploração sexual juvenil nas águas amazônicas e suas interfaces com a escola

Autores

  • Andréa Silva Vieira Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ivany Pinto Nascimento Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4508

Resumo

Este texto intitulado “Exploração sexual juvenil nas águas amazônicas e suas interfaces com a escola” assinala os resultados do estudo de mestrado em Educação da Universidade Federal do Pará. Objetiva discutir as representações sociais de jovens alunos sobre exploração sexual nas balsas que transitam no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará e o processo de escolarização vivido nesse contexto. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 2010; NASCIMENTO, 2002). São vistas no presente artigo as representações sociais (RS) constituídas pelos sujeitos da pesquisa e as implicações no processo de escolarização. Esses elementos e as análises teóricas apontaram que a exploração sexual nos rios e furos da paisagem amazônica é pouco visível e não possui a necessária problematização em muitos setores da sociedade. As ações do poder público não dão lugar para esse fenômeno em seu combate e enfrentamento. As medidas ao enfrentamento da exploração sexual presente nas águas amazônicas relacionam-se à implantação de programas de qualidade além da valorização desse universo escolar e sua comunidade, experiências positivas e potencializadores desses jovens alunos.

Palavras–chave: Exploração sexual juvenil; Representações Sociais; Educação.

Biografia do Autor

Andréa Silva Vieira, Universidade Federal do Pará – UFPA

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1985), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado (1998) e doutorado (2002 em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Pós Doutorado (2011) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é consultoria ad hoc- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES e do INEP - Professora Associado III da Universidade Federal do Pará. 

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2019-01-13

Como Citar

VIEIRA, A. S.; NASCIMENTO, I. P. Exploração sexual juvenil nas águas amazônicas e suas interfaces com a escola. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 117–138, 2019. DOI: 10.29280/rappge.v3i2.4508. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4508. Acesso em: 19 abr. 2024.