Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil

o ensino domiciliar em questão

Auteurs

  • Lisana Cordeiro da Silva Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Thais Godoi de Souza Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI :

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10628

Résumé

A presente investigação visou compreender a conjuntura da política educacional no âmbito da Educação Básica, a partir do contexto da crise pandêmica instaurada no Brasil com a chegada do coronavírus (SARs-CoV-2), causador da doença respiratória Covid-19. No âmbito educacional, as medidas econômicas em meio ao cenário de crise política recente no país, desde a eleição do atual governo federal (2019-2022), desencadearam mudanças educacionais conturbadas. A partir do isolamento social, da suspensão das aulas e do calendário letivo em escolas públicas e privadas no país, diversas alterações no financiamento educacional e na prática pedagógica ocorreram. Para se desenvolver a investigação, adotaram-se as pesquisas exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados constatados demonstraram uma postura agressiva e hostil do governo federal, no tocante à contenção da Covid-19 no país, e, no âmbito da educação, um avanço de políticas de sucateamento das instituições públicas de ensino e processamento de medidas privatizantes na educação básica, como a educação domiciliar/homeschooling.

Bibliographies de l'auteur

Lisana Cordeiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduanda no curso de Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV). Bolsista de Iniciação Científica financiado pelo CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq).

Thais Godoi de Souza, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq) e do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente PCA/UEM. Professora Adjunta do curso de Educação Física na UEM-Campus Regional Vale do Ivaí (CRV).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM). Pós-Doutorado em Educação pela UFPR, com estágio pós Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq.

Références

ANTUNES, Ricardo. O vilipêndio do Coronovírus e o imperativo de reinventar o mundo. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.181-188.

APPLE, M.W. Fora com todos os professores: a política cultural do ensino doméstico. In: Educando à Direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez, 2003.

AVELAR, Marina. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p.73-82.

BANCO MUNDIAL. Políticas educacionais na pandemia do Covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? 2020. Disponível em < https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/politicas-educacionais-na-pandemia-do-covid-19.pdf> Acesso em 04.04.2020.

BATISTA, João Pedro T. et al. Isolamento vertical e isolamento horizontal: entenda as diferenças. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/74-isolamento-vertical-e-isolamento-horizontal. Acesso em 17 maio 2021.

BBC. Pais que preferem educar as crianças em casa defendem a prática, barrada pelo STF: 'Vamos continuar até se tornar lei'. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45832118 acesso em : 21/jul/2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal. Brasília, DF:1940.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União: seção 1, 20 dez. 1996.

BRASIL. PL 3.179/2012. Acrescenta parágrafo ao art. 23 da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica. Brasília, DF:2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Projeto de Lei 3.262 de setembro de 2019. Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para incluir o parágrafo único no seu art. 246, a fim de prever que a educação domiciliar (homeschooling) não configura crime de abandono intelectual. Brasília, DF:2019.

BRASIL. Portaria nº 356 de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF: Ministério da Saúde, Diário Oficial da União, edição 49, seção 1, página 185, 12 de março de 2020a.

BRASIL. Medida provisória nº934 de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2020b.

CAMARA. Relatora vai buscar consenso sobre projeto que permite educação dos filhos em casa. Brasília: Agência Câmara de notícias. 16/03/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/736570-relatora-vai-buscar-consenso-sobre-projeto-que-permite-educacao-dos-filhos-em-casa/. Acesso em 20 maio 2021.

CAMARA DOS DEPUTADOS. Relatório da comissão de constituição e justiça e de cidadania referente ao projeto de lei Nº 3.262, de 2019. 2021. https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01ozw7iaqpfpk51dzxrsbhjp7f68969885.node0?codteor=2018401&filename=Tramitacao-PL+3262/2019 . Acesso em 9 jul.2021.

CARTA CAPITAL. “Se contrair o vírus não tem que entrar em pânico”, diz Bolsonaro. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/se-contrair-o-virus-nao-tem-que-entrar-em-panico-diz-bolsonaro/ . Acesso em 20 out. 2020.

CASIMIRO, Flávio Henrique C. A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.

CEARÁ. Decreto 33.519, de 19 de março de 2020. Ceará: 2020.

CORREIO BRAZILIENSE. Bolsonaro ironiza Doria e posa com cachorro: Vacina obrigatória só no Faísca”. 24 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/10/4884488-bolsonaro-ironiza-doria-e-posa-com-cachorro-vacina-obrigatoria-so-no-faisca.html. Acesso em 5 nov.2020.

DINO, Flávio. Coronavírus e fascismo: patologias que desafiam o Brasil. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.65-70.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020. Brasília, DF: 2020a.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.570 de 2020. Brasília, DF: 2020b.

EXAME. Entre os dez com mais casos de covid, Brasil é o país que faz menos testes. 25 de março de 2021. Disponível em: https://exame.com/brasil/entre-os-10-com-mais-casos-da-covid-brasil-e-o-pais-que-faz-menos-testes/ . Acesso em 01 ago.2021.

FIOCRUZ. Boletim extraordinário do observatório Covid-19. Portal Fiocruz: 16 de março de 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/boletim_extraordinario_2021-marco-16-red-red-red.pdf . Acesso em 01 ago.2021.

FOLHA DE SÃO PAULO. 'E daí? Lamento, quer que eu faça o quê?', diz Bolsonaro sobre recorde de mortos por coronavírus. 28 de abril de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/e-dai-lamento-quer-que-eu-faca-o-que-diz-bolsonaro-sobre-recorde-de-mortos-por-coronavirus.shtml . Acesso em 20 out. 2020.

FONTES, Virginia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

FONTES, Virginia. O protofascismo – arranjo institucional e policialização da existência. Marxismo 21. 2019. https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2017/05/Virg%C3%ADnia-Fontes-O-protofascismo-%E2%80%93-arranjo-institucional-e-policializa%C3%A7%C3%A3o-da-exist%C3%AAncia.pdf . Acesso em 01 ago. 2021.

FORUM. Bolsonaro afirma que epidemia do coronavírus é “fantasia propagada pela mídia”. 10 de março de 2020. Disponível em: https://revistaforum.com.br/global/bolsonaro-afirma-que-epidemia-do-coronavirus-e-fantasia-propagada-pela-midia/. Acesso em 20 out. 2020.

G1. Em meio à pandemia de coronavírus, Bolsonaro diz que 'gripezinha' não vai derrubá-lo. 2020a. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2020/03/20/em-meio-a-pandemia-de-coronavirus-bolsonaro-diz-que-gripezinha-nao-vai-derruba-lo.ghtml. Acesso em 20 out. 2020.

G1. 'Toda e qualquer vacina está descartada', diz Bolsonaro. 2020b. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/video/toda-e-qualquer-vacina-esta-descartada-diz-bolsonaro-8958178.ghtml. Acesso em 20 out. 2020.

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de Covid-19. In: DAVIS, Mike, et al: Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.

INEP. Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, INEP, 2021a.

INEP. Censo escolar 2021. Brasília, DF: Inep, 2021b. Disponível em: http://portal.in ep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 10 abr. 2021.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e Introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MEC. “Ministro da Educação participa de debate sobre a modalidade de ensino domiciliar". Ministério da educação. 6 de Abril de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ministro-da-educacao-participa-de-debate-sobre-a-modalidade-de-ensino-domiciliar Acesso em: 03 de junho de 2021.

MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero”: Escola sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 590-621, 2016.

MINAS GERAIS. Decreto nº 47.886, de 15 de março de 2020. Belo Horizonte, MG: 2020a.

MINAS GERAIS. Decreto nº 47. 891, dia 20 de março de 2020. Belo Horizonte, MG:2020b.

O GLOBO. 'Cobre do seu governador, sai daqui', diz Bolsonaro a eleitora que o criticou por atitudes durante pandemia. 10 de junho de 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/cobre-do-seu-governador-sai-daqui-diz-bolsonaro-eleitora-que-criticou-por-atitudes-durante-pandemia-24472272. Acesso em 20 out. 2020.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista o ornitorrinco. 3ª reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2011.

OXFAM. Democracia inacabada: Um retrato das desigualdades brasileiras. OXFAM: 2021.

PARANÁ. Decreto nº 4.388 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020a.

PARANÁ. Decreto nº 4.230 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020b.

PARANÁ. Decreto nº 4.258 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020c.

PRATES DA SILVA, Luiz Eduardo. Metodologia de análise de conjuntura. S/A. 307p.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 47.006, de 27 de março de 2020. Rio de Janeiro, RJ: 2020a.

RIO DE JANEIRO. Lei nº 8.770 de 23 de março de 2020. Rio de Janeiro, RJ: 2020b.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado suicidário. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.227-233.

SANTOS, Aline Lyra dos. Educação domiciliar ou “lugar de criança é na escola”? Uma análise sobre a proposta de homeschooling no Brasil. 255 f. 2019. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. São Paulo, SP: 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Quando deve ser feito o PCR-RT para coronavírus? 2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/70-pcr-rt-para-coronavirus Acesso em: 19/jul/2021.

TAFFAREL, Celi Zulke; STRAMANN, Reiner Hildebrandt; BECKMANN, Heicke B.; OLIVEIRA, Murilo Moraes. Equilibrar: um tema fundamental para o Ensino da educação física. Kinesis, Santa Maria v.35 n.1, 2017, Jan - abr, p. 41 – 58.

TERRA. Governo abandona meta de testes na pandemia e mantém estoque prestes a vencer. 15 de março de 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/governo-abandona-meta-de-testes-na-pandemia-e-mantem-estoque-prestes-a-vencer,0c6f14db8bbc65aa1277ed3ceabb1172aigty39d.html . Acesso em 28 jun. 2021.

UNESCO. Situação da educação no Brasil por região/estado. Novembro de 2021. Disponível em: unesco.org. Acesso em: 03 maio. 2022.

UOL. "Todos nós iremos morrer um dia". 29 de março de 2020. 2020a.Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2020/05/01/todos-nos-vamos-morrer-um-dia-as-frases-de-bolsonaro-durante-a-pandemia.htm?cmpid . Acesso em 20 out. 2020.

UOL. 'Procura outro para pagar tua vacina aí', diz Bolsonaro em ataque a Doria. 29 de outubro de 2020. 2020b. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/10/29/procura-outro-para-pagar-tua-vacina-ai-diz-bolsonaro-em-ataque-a-doria.htm. Acesso em: 05 nov. 2020.

Publiée

2023-04-10

Comment citer

CORDEIRO DA SILVA, L.; GODOI DE SOUZA, T.; ALVES DA SILVA MOREIRA, J. Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil: o ensino domiciliar em questão. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 01–23, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.10628. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10628. Acesso em: 21 nov. 2024.