Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil

o ensino domiciliar em questão

Autores/as

  • Lisana Cordeiro da Silva Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Thais Godoi de Souza Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10628

Resumen

La presente investigación tuvo como objetivo comprender la política educativa en el contexto de la Educación Básica, desde la crisis pandémica, establecida en Brasil através de la llegada del coronavirus (SARs-Cov-2), que provoca la enfermedad respiratoria Covid-19. En el campo educativo, las medidas económicas en medio de la reciente crisis política que vive el país, desde la elección del actual gobierno federal (2019-2022), han desencadenado cambios educativos conflictivos. Producto del aislamiento social, la suspensión de clases y el calendario académico en las escuelas públicas y privadas del país, se produjeron varios cambios en el financiamiento educativo y la práctica pedagógica. Para desarrollar la investigación se adoptó la investigación exploratoria, bibliográfica y documental. Los resultados encontrados mostraron una postura agresiva y hostil del gobierno federal frente a la contención de Covid-19 en el país y, en el ámbito de la educación, un avance en las políticas de desguace de las instituciones docentes públicas y tramitación de medidas privatizadoras en la educación básica, como educación en el hogar.

Biografía del autor/a

Lisana Cordeiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduanda no curso de Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV). Bolsista de Iniciação Científica financiado pelo CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq).

Thais Godoi de Souza, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq) e do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente PCA/UEM. Professora Adjunta do curso de Educação Física na UEM-Campus Regional Vale do Ivaí (CRV).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM). Pós-Doutorado em Educação pela UFPR, com estágio pós Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq.

Citas

ANTUNES, Ricardo. O vilipêndio do Coronovírus e o imperativo de reinventar o mundo. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.181-188.

APPLE, M.W. Fora com todos os professores: a política cultural do ensino doméstico. In: Educando à Direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez, 2003.

AVELAR, Marina. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p.73-82.

BANCO MUNDIAL. Políticas educacionais na pandemia do Covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo? 2020. Disponível em < https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/politicas-educacionais-na-pandemia-do-covid-19.pdf> Acesso em 04.04.2020.

BATISTA, João Pedro T. et al. Isolamento vertical e isolamento horizontal: entenda as diferenças. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/74-isolamento-vertical-e-isolamento-horizontal. Acesso em 17 maio 2021.

BBC. Pais que preferem educar as crianças em casa defendem a prática, barrada pelo STF: 'Vamos continuar até se tornar lei'. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45832118 acesso em : 21/jul/2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal. Brasília, DF:1940.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União: seção 1, 20 dez. 1996.

BRASIL. PL 3.179/2012. Acrescenta parágrafo ao art. 23 da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica. Brasília, DF:2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Projeto de Lei 3.262 de setembro de 2019. Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para incluir o parágrafo único no seu art. 246, a fim de prever que a educação domiciliar (homeschooling) não configura crime de abandono intelectual. Brasília, DF:2019.

BRASIL. Portaria nº 356 de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Brasília, DF: Ministério da Saúde, Diário Oficial da União, edição 49, seção 1, página 185, 12 de março de 2020a.

BRASIL. Medida provisória nº934 de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2020b.

CAMARA. Relatora vai buscar consenso sobre projeto que permite educação dos filhos em casa. Brasília: Agência Câmara de notícias. 16/03/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/736570-relatora-vai-buscar-consenso-sobre-projeto-que-permite-educacao-dos-filhos-em-casa/. Acesso em 20 maio 2021.

CAMARA DOS DEPUTADOS. Relatório da comissão de constituição e justiça e de cidadania referente ao projeto de lei Nº 3.262, de 2019. 2021. https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01ozw7iaqpfpk51dzxrsbhjp7f68969885.node0?codteor=2018401&filename=Tramitacao-PL+3262/2019 . Acesso em 9 jul.2021.

CARTA CAPITAL. “Se contrair o vírus não tem que entrar em pânico”, diz Bolsonaro. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/se-contrair-o-virus-nao-tem-que-entrar-em-panico-diz-bolsonaro/ . Acesso em 20 out. 2020.

CASIMIRO, Flávio Henrique C. A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.

CEARÁ. Decreto 33.519, de 19 de março de 2020. Ceará: 2020.

CORREIO BRAZILIENSE. Bolsonaro ironiza Doria e posa com cachorro: Vacina obrigatória só no Faísca”. 24 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/10/4884488-bolsonaro-ironiza-doria-e-posa-com-cachorro-vacina-obrigatoria-so-no-faisca.html. Acesso em 5 nov.2020.

DINO, Flávio. Coronavírus e fascismo: patologias que desafiam o Brasil. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.65-70.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020. Brasília, DF: 2020a.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.570 de 2020. Brasília, DF: 2020b.

EXAME. Entre os dez com mais casos de covid, Brasil é o país que faz menos testes. 25 de março de 2021. Disponível em: https://exame.com/brasil/entre-os-10-com-mais-casos-da-covid-brasil-e-o-pais-que-faz-menos-testes/ . Acesso em 01 ago.2021.

FIOCRUZ. Boletim extraordinário do observatório Covid-19. Portal Fiocruz: 16 de março de 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/boletim_extraordinario_2021-marco-16-red-red-red.pdf . Acesso em 01 ago.2021.

FOLHA DE SÃO PAULO. 'E daí? Lamento, quer que eu faça o quê?', diz Bolsonaro sobre recorde de mortos por coronavírus. 28 de abril de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/e-dai-lamento-quer-que-eu-faca-o-que-diz-bolsonaro-sobre-recorde-de-mortos-por-coronavirus.shtml . Acesso em 20 out. 2020.

FONTES, Virginia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

FONTES, Virginia. O protofascismo – arranjo institucional e policialização da existência. Marxismo 21. 2019. https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2017/05/Virg%C3%ADnia-Fontes-O-protofascismo-%E2%80%93-arranjo-institucional-e-policializa%C3%A7%C3%A3o-da-exist%C3%AAncia.pdf . Acesso em 01 ago. 2021.

FORUM. Bolsonaro afirma que epidemia do coronavírus é “fantasia propagada pela mídia”. 10 de março de 2020. Disponível em: https://revistaforum.com.br/global/bolsonaro-afirma-que-epidemia-do-coronavirus-e-fantasia-propagada-pela-midia/. Acesso em 20 out. 2020.

G1. Em meio à pandemia de coronavírus, Bolsonaro diz que 'gripezinha' não vai derrubá-lo. 2020a. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2020/03/20/em-meio-a-pandemia-de-coronavirus-bolsonaro-diz-que-gripezinha-nao-vai-derruba-lo.ghtml. Acesso em 20 out. 2020.

G1. 'Toda e qualquer vacina está descartada', diz Bolsonaro. 2020b. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/video/toda-e-qualquer-vacina-esta-descartada-diz-bolsonaro-8958178.ghtml. Acesso em 20 out. 2020.

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de Covid-19. In: DAVIS, Mike, et al: Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.

INEP. Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, INEP, 2021a.

INEP. Censo escolar 2021. Brasília, DF: Inep, 2021b. Disponível em: http://portal.in ep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 10 abr. 2021.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e Introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MEC. “Ministro da Educação participa de debate sobre a modalidade de ensino domiciliar". Ministério da educação. 6 de Abril de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ministro-da-educacao-participa-de-debate-sobre-a-modalidade-de-ensino-domiciliar Acesso em: 03 de junho de 2021.

MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero”: Escola sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 590-621, 2016.

MINAS GERAIS. Decreto nº 47.886, de 15 de março de 2020. Belo Horizonte, MG: 2020a.

MINAS GERAIS. Decreto nº 47. 891, dia 20 de março de 2020. Belo Horizonte, MG:2020b.

O GLOBO. 'Cobre do seu governador, sai daqui', diz Bolsonaro a eleitora que o criticou por atitudes durante pandemia. 10 de junho de 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/cobre-do-seu-governador-sai-daqui-diz-bolsonaro-eleitora-que-criticou-por-atitudes-durante-pandemia-24472272. Acesso em 20 out. 2020.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista o ornitorrinco. 3ª reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2011.

OXFAM. Democracia inacabada: Um retrato das desigualdades brasileiras. OXFAM: 2021.

PARANÁ. Decreto nº 4.388 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020a.

PARANÁ. Decreto nº 4.230 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020b.

PARANÁ. Decreto nº 4.258 de 2020. Paraná, Curitiba: 2020c.

PRATES DA SILVA, Luiz Eduardo. Metodologia de análise de conjuntura. S/A. 307p.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 47.006, de 27 de março de 2020. Rio de Janeiro, RJ: 2020a.

RIO DE JANEIRO. Lei nº 8.770 de 23 de março de 2020. Rio de Janeiro, RJ: 2020b.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado suicidário. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Projeto Editorial Práxis. Bauru: Canal 6, 2020.p.227-233.

SANTOS, Aline Lyra dos. Educação domiciliar ou “lugar de criança é na escola”? Uma análise sobre a proposta de homeschooling no Brasil. 255 f. 2019. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. São Paulo, SP: 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Quando deve ser feito o PCR-RT para coronavírus? 2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/70-pcr-rt-para-coronavirus Acesso em: 19/jul/2021.

TAFFAREL, Celi Zulke; STRAMANN, Reiner Hildebrandt; BECKMANN, Heicke B.; OLIVEIRA, Murilo Moraes. Equilibrar: um tema fundamental para o Ensino da educação física. Kinesis, Santa Maria v.35 n.1, 2017, Jan - abr, p. 41 – 58.

TERRA. Governo abandona meta de testes na pandemia e mantém estoque prestes a vencer. 15 de março de 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/governo-abandona-meta-de-testes-na-pandemia-e-mantem-estoque-prestes-a-vencer,0c6f14db8bbc65aa1277ed3ceabb1172aigty39d.html . Acesso em 28 jun. 2021.

UNESCO. Situação da educação no Brasil por região/estado. Novembro de 2021. Disponível em: unesco.org. Acesso em: 03 maio. 2022.

UOL. "Todos nós iremos morrer um dia". 29 de março de 2020. 2020a.Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2020/05/01/todos-nos-vamos-morrer-um-dia-as-frases-de-bolsonaro-durante-a-pandemia.htm?cmpid . Acesso em 20 out. 2020.

UOL. 'Procura outro para pagar tua vacina aí', diz Bolsonaro em ataque a Doria. 29 de outubro de 2020. 2020b. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/10/29/procura-outro-para-pagar-tua-vacina-ai-diz-bolsonaro-em-ataque-a-doria.htm. Acesso em: 05 nov. 2020.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

CORDEIRO DA SILVA, L.; GODOI DE SOUZA, T.; ALVES DA SILVA MOREIRA, J. Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil: o ensino domiciliar em questão. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 01–23, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.10628. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10628. Acesso em: 21 nov. 2024.