A infraestrutura como fator associado ao desempenho dos alunos no ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10607Résumé
Em meados de 1970, estudos em estabelecimentos de ensino de países desenvolvidos, a exemplo dos Estados Unidos, França e Inglaterra, destacaram que, embora a origem social fosse importante para os resultados escolares dos alunos, fatores intraescolares poderiam ter efeito em seu desempenho escolar e não deveriam ser negligenciados. No Brasil, pesquisas realizadas a partir da década de 1990 corroboram essas conclusões. Este artigo apresenta resultados de uma investigação acerca da rede municipal de São Luís – Maranhão, apresentando a infraestrutura escolar como um fator interno que pode influenciar no desempenho dos alunos. As escolas pesquisadas foram selecionadas por meio de modelos estatísticos aplicados aos dados da Prova Brasil, que permitiram o controle do nível socioeconômico dos alunos a fim de identificar escolas que tiveram resultado positivo ou negativo em relação à estimativa média das escolas do país. Foram realizados estudos comparativos com uso de dados secundários e entrevistas com professores que ministram as disciplinas e séries avaliadas pela Prova Brasil. Os resultados mostraram que as escolas apresentam falhas de infraestrutura, especialmente em relação às salas de aulas, recursos, materiais e equipamentos, sendo nas escolas anexos em que essa situação se apresenta de forma mais grave, constituindo-se assim em um dos obstáculos para a aprendizagem dos alunos.
Références
ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Efeito-Escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5ª série e o fim da 6ª série do ensino fundamental: um estudo longitudinal em escolas públicas no município de Belo Horizonte/MG. 2006. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, J.F. As pesquisas sobre Efeito das escolas: contribuições metodológicas para Sociologia da Educação. Sociedade Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p. 435-473, 2007.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, p. 482-500.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia Pereira. Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental. Cadernos de pesquisa v.48 n.169 p.708-746 jul./set. 2018.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia Pereira, PAULA, Túlio Silva de. Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental. Rev. bras. Estud. pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 255, p. 297-330, maio/ago. 2019.
ANDRADE, R.J; SOARES, J.F. O efeito da escola Básica Brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 379-406, 2008.
BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4ª série. In: FRANCO, C. (Org.). Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2001, p. 155-172.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 maio 2021.
BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 38, p. 17-88, 2003.
BROOKE, N.; SOARES, J.F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
BROOKE, Nigel; ALVES, Maria Teresa Gonzaga; OLIVEIRA, Lina Kátia Mesquita de. A Avaliação da educação básica: a experiência Brasileira. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
CERQUEIRA, C.A; SAWYER, D.R.O.T. Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 24, n. 1, p. 53-67, 2007.
FERRÃO, Maria Eugénia; FERNANDES, Cristiano. O efeito-escola e a mudança – dá para mudar? evidências da investigação brasileira. REICE - Revista Electrónica Ibero-americana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Vol. 1, No. 1, 2003. Disponível em: http://www.ice.deusto.es/rinace/reice/vol1n1/FerraoyFernandes.pdf.
FRANCO, C; ORTIGÃO, I; ALBERNAZ, Â; BONAMINO, A; AGUIAR, G; ALVES, F; SÁTYRO, N. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007.
FORQUIN, J. C. (Ed.). Sociologia da Educação: dez anos de pesquisas. Petrópolis: Vozes, 1995.
INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar. Brasília, INEP, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acesso em: 14 fev. 2021.
MAFRA, Leila de Alvarenga. A Sociologia dos estabelecimentos escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em re-construção. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto; VILELA, Rita Amália Teixeira (org.). Itinerários de pesquisa: perspectiva qualitativa em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 109-136.
MARANHÃO, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão. O que é o Programa Escola Digna. Disponível em: <http://www.educacao.ma.gov.br/escola-digna/o-que-e-o-programa-escola-digna/>. Acesso em: 13 ago. 2021.
MELLO, G.N. Escolas Eficazes: um tema revisitado. In: XAVIER, A.C.; SOBRINHO, J. A.; MARRA, F. (orgs.). Gestão escolar: desafios e tendências. Brasília, IPEA p. 329-369, 1994.
NOGUEIRA, M.A. A sociologia da educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em aberto, Brasília, v. 9, n. 46, p. 49-58, 1990.
SÁTYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília, Ministério do Planejamento, Ipea texto para discussão, 2007.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, p. 83-104, 2004.
SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 135-160, 2007.
SOARES, José Francisco. Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo: IDESP. São Paulo em Perspectiva, v. 23, n. 1, p. 29-41, 2009.
SOARES, José Francisco; FONSECA, I. C; ALVARES, R.P; GUIMARÃES, R.R. Exclusão intraescolar nas escolas públicas brasileiras: um estudo com dados da Prova Brasil 2005, 2007 e 2009. Debates ED, Brasília, v. 1, n. 4, p. 7-75, 2012.
SOARES, José Francisco; ALVES, M.T.G; XAVIER, F. P. Brazilian Schools Effects in Achieving Student Learning. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 1, n. 23, p. 75-97, 2016.
SOARES, José Francisco; ALVES, M.T.G. Efeito de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 492-517, 2013.
SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, jan/abr. 2013.