LA METAMORFOSIS DE LA ESCUELA: ENSEÑAR SABERES Y NUEVAS FORMAS DE APRENDER

Autores/as

  • Jose Francisco Rocha Simao Secretaria de Educação- Semed /Palmas
  • Mônica Strege Médici Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13432

Palabras clave:

Contemporaneidade e educação, Formação docente, Tecnologias

Resumen

El presente estudio se basa metodológicamente en una revisión de literatura y análisis cuantitativo. Nuestro objetivo es describir la formación docente de educación básica vinculada a las tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC) frente a la contemporaneidad social de los estudiantes presentes en las escuelas públicas. El acto de enseñar después del período de pandemia de Covid 19, muestra la necesidad de utilizar cada vez más las tecnologías digitales en la educación básica. Para tanto, es necesario, a través del sistema educativo, permitir condiciones para el uso tecnológico a los estudiantes junto a su escuela.  También es necesario proporcionar condiciones y capacitación a los docentes frente a los contextos sociales y tecnológicos y así, atender las demandas de los  estudiantes que ingresan a las escuelas públicas.

Biografía del autor/a

Jose Francisco Rocha Simao, Secretaria de Educação- Semed /Palmas

Graduado em Gestão Pública / IFTO. Especialização Ciências Humnas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho / UFPI. Mestre em educação (UFT). Estudante de Geografia/Unicesumar. Professor da Educação Básica/ Semed/Palmas. Pesquisador do Grupo de pesquisa CNPq-Gepce/ Minoria UFT.

Mônica Strege Médici , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Professora de Ciências e Biologia da Escola SEDUC- MT. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Doutoranda em educação pela URI. Bolsista CAPES modalidade Prosuc II.  

Marcelo Franco Leão , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT- Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa). 

Citas

AGÊNCIA BRASIL. Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55. https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/piso-nacional-dos-professores-sobe-para-r-442055 .Acesso em: 20 mai de 2023.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOURDIEU, P. Os Usos Sociais Da Ciência: Por Uma Sociologia Clínica Do Campo Científico. São Paulo: Editora da Unesp.2004. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf .Acesso em :19 mai de 2023.

BOURDIEU, P.A. "Juventude" é Apenas Uma Palavra. Entrevista com Pierre Bourdieu. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/a-juventude-e-apenas-uma-palavra-bourdieu.pdf .Acesso em: 17 mai de 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf acesso em 17 mai de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm .Acesso em: 17 mai de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/gov-br. Acesso em: 20 jun,2022.

DE LIMA, C. L.; RINSTON, A. M,. R. Saberes docentes e metodologias de ensino e tecnologias digitais: tempos de pandemia. Anais Educação em Foco: Ifsuldeminas, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/345. Acesso em: 17 jun. 2023.

FERREIRA, A. R. Comunicação e Aprendizagem. São Paulo: Saraiva, 2014. E-book.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Edição 44. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FRIGOTTO, G. Pandemia, Mercantilização da Educação e Resistências Populares. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.636-652, abr. 2021.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 17 mai de 2023.

GATTI, B.A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/FORMACAO_DE_PROFESSORES_COMPLEXIDADE_E_TRABALHO_DO.pdf .Acesso em: 18 mai de 2023.

HASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. In. Ciência da Informação, v. 29, n.2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/ShzKdLbqJDPfssvSw9xWPrw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mai de 2023.

MARTINS, T. M. A metamorfose do modo de ser e de estar no mundo atual e as reais mudanças na sala de aula presencial. Revista Educação On-line PUC-Rio nº 12, p. 150-166. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0. Acesso em: 15 de mai de 2023.

LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Artigo apresentado no seminário “Sentidos e Processos” dentro da mostra “Cinético Digital”, no Centro Itaú Cultural, São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf>. Acesso em: 17 maio de 2023.

MAFFESOLI, M. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. Ciências Sociais Unisinos. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/solutions,+5652-Texto+do+Artigo-17609-1-10-20131003.pdf. Acesso em: 15 mai de 2023.

NÓVOA, A. Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Com a colaboração de Yara Alvim.Salvador, Bahia, 2022.

NÓVOA, A. A educação em tempos de pandemia (Covid-19/Coronavírus). Transmissão on-line - Youtube. 2020. Disponível em: (1349) Conversa com Antônio Nóvoa - A Educação em tempos de pandemia (Covid-19 / Coronavírus), 06/04/2020. – YouTube. Acesso em: 10 de mai. 2023.

LEVY, P. Cibercultura. Editora 34, 2010. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 13 mai, 2023.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. n.13. jan/fev/mar. 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. 2019. Petrópolis: Vozes, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 303 p.

YANNOULAS, S. C. Feminização ou feminilização?: apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, v. 11, n. 22, p. 271-292, 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1368 . Acesso em: 12 jan, 2023.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013. 134 p. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

ROCHA SIMAO, J. F.; MÔNICA STREGE MÉDICI; MARCELO FRANCO LEÃO. LA METAMORFOSIS DE LA ESCUELA: ENSEÑAR SABERES Y NUEVAS FORMAS DE APRENDER. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13432. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13432. Acesso em: 21 nov. 2024.