A orientação cartográfica no ensino da geografia na 7ª classe. Uma experiência em algumas escolas do município de Porto Amboim (Angola)

Autores/as

  • Elias Feliciano Manico Instituto Superior Politécnico de Porto Amboim
  • Lourenço Lino de Sousa Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10683

Palabras clave:

Orientação cartográfica, Práticas de campo, Ensino Geografia

Resumen

O presente trabalho analisa o processo do ensino-aprendizagem dos conteúdos de orientação cartográfica da 7ª classe na disciplina de geografia. Para o estudo, foram seleccionadas (3) três escolas no município de Porto Amboim as quais tiveram a denominação de A, B e C. Para avaliação da situação em estudo foram aplicados questionários/inquéritos aos professores e alunos e, ao corpo directivo foi efectuada uma entrevista. Em cada escola foram seleccionados (60) sessenta alunos Tomou-se como base para a escolha destes os números primos e ímpares. Quanto aos professores foram seleccionados 14 distribuídos do seguinte modo; 6 da escola A, 6 da escola B e 2 da escola C, dos quais (3) três são coordenadores da disciplina de geografia. O corpo directivo integrou os directores gerais e subdirectores pedagógicos de cada escola. Os resultados dos inquéritos/questionários e entrevistas foram processados e apresentados em gráficos. Das análises feitas verifica-se que as aulas teóricas nos conteúdos de orientação cartográfica não têm sido acompanhadas com as aulas práticas por um lado e, Por outro lado, da leitura feita ao programa da disciplina de geografia da 7ª classe constatou-se que a distribuição dos tempos lectivos varia em função do trimestre e que existem (3) três horas de reservas, as quais se sugere a sua utilização nas aulas práticas. Neste trabalho propõe-se um sistema de acções didácticos-práticas que poderia ser um instrumento para o desenvolvimento de habilidades cartográficas nos alunos, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia na 7ª classe.

Biografía del autor/a

Elias Feliciano Manico, Instituto Superior Politécnico de Porto Amboim

Licenciado em Geografia e Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino da Geografia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe. É Director do Liceu Viriato da Cruz no Municipio de Porto Amboim. Lecciono a disciplina Geografia a 12 anos no Ensino Secundário. Actualmente Lecciona em regime de Colaboração no Instituto Superior Politécnico de Porto Amboim a disciplina de Demografia

Lourenço Lino de Sousa, Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS)

Doutorado em Ciência Animal, pela universidade de Ciências da Vida de Praga, República Checa. Coordena a comissão Instaladora do ISCED do Sumbe. Supervisiona o programa de pós-graduação do ISCED do Sumbe (Angola). Actua no mestrado em Ciências da Educação e do Ensino primário e nos cursos de graduação. Foi o coordenador da 1ª edição do mestrado em Educação Pré-Escolar do ISCED do Sumbe (Angola)

Citas

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, ELZA Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. Ed. São Paulo: Contexto, 1991.

ALMEIDA, R. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

ALMEIDA, R. Cartografia Escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

CAMILA de FREITAS C. Propostas metodológicas de ensino aprendizagem utilizando a linguagem cartográfica no ensino fundamental II: contribuições para a Geografia, agosto, 2011.

CASTROGIOVANNI, A. C, Ensino de Geografia:Práticas e textualizações no quotidiano. Editora Mediação: Porto Alegre, 2003.

CAVALCANTI, L. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, (2002).

LANZ, Rudolf A pedagogia waldorf: caminho para um ensino mais humano 9ª edição s.paulo editora, Antrópofisica, 2005.

LUIS, A. B. V. Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula- São Paulo: editora Sarandi, 2011.

MANICO, E. F. A orientação cartográfica no ensino da geografia na 7ª classe. uma experiência em algumas escolas do município de Porto Amboim, Dissertação para obtenção do grau de mestre ISCED do Sumbe 2021.

MARIZA, C. P.; Rosely S. A. Fundamentos da alfabetização cartográfica no Ensino de geografia, 2007.

PIMENTA S. A.; CARVALHO, A B. Didática e o ensino de geografia. Campina Grande. Eduer, 2008.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

FELICIANO MANICO, E. .; LINO DE SOUSA, L. A orientação cartográfica no ensino da geografia na 7ª classe. Uma experiência em algumas escolas do município de Porto Amboim (Angola). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–16, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.10683. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10683. Acesso em: 21 nov. 2024.